Como conservar o feijão verde por mais tempo?

Perguntado por: rcavalcanti9 . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.7 / 5 7 votos

Para isso, coloque os grãos em um saco plástico bem fechado e guarde na gaveta localizada na parte inferior da geladeira. As garrafas pet são ideais para armazenar grandes quantidades de feijão por um período mais longo de tempo. O processo é trabalhoso, mas depois de fazê-lo, não será preciso se preocupar.

O feijão também pode ser congelado diretamente depois de lhe retirar os fios e de o lavar. No entanto, para se certificar de que continua crocante depois de o descongelar e não perde a sua bonita cor verde, deverá cozê-lo. Isto inativa as enzimas e prolonga a sua vida útil no congelador.

O feijão dura até três dias na geladeira. O que for consumir depois disso, congele. O que for consumir nos dias seguintes de cozinhar pode ficar na geladeira.

Congelando o feijão já pronto
Para congelar o feijão pronto, não o tempere, pois basta cozinhar o feijão na panela de pressão e esperar que ele esteja frio para colocar em potes e congelar. Então, quando for consumir, basta deixar que descongele por algumas horas fora do congelador.

Congelar feijão cru
Para isso é só chegar com ele ao supermercado, lavar e secar a embalagem e colocar no congelador. O feijão congelado cru se mantém novo por mais tempo e, de quebra, evita os carunchos, aqueles bichinhos que aparecem dentro da embalagem quando o feijão fica guardado muito tempo no armário da cozinha.

Isso porque no feijão verde você pode encontrar algumas lagartinhas. Então escolha feijões bem novinhos, sem furos. Em casa escolha os feijões, tirando os furados e as lagartinhas. Lave muito bem, escorra e coloque em saquinhos ou recipientes para congelar no freezer.

O feijão cru conserva sua qualidade por tempo indeterminado.

Você já reparou que depois de um tempo de molho o feijão libera uma espuma? Segundo Christian, isso acontece porque os grãos estão eliminando os fitatos. Por esse motivo, a água precisa ser trocada de tempos em tempos, e não usada no cozimento do feijão, como muita gente faz.

Mantenha na geladeira ou, se não for por muitas horas, pode ficar em temperatura ambiente. Para quem tem mais pressa, a melhor forma de descongelar o feijão é colocando-o direto na panela com um pouco de água. Como está pronto só vai precisar aquecer bem.

Se sentir um odor desagradável, azedo, amargo ou qualquer cheiro fora do comum, pode ser um sinal de que o feijão está estragado. 2. Aparência: Verifique a aparência dos grãos. Se você notar manchas esverdeadas, brancas, escuras ou sinais de mofo na superfície dos feijões, é provável que eles estejam deteriorados.

Tudo o que você precisa fazer é incluir uma folhinha de louro dentro do pote do, arroz, feijão ou qualquer outra grão ou farinha da sua cozinha.

O ideal é guardar o arroz cru em um pote de vidro hermético. Esse tipo de recipiente garante um bom isolamento, evitando a invasão de insetos e sujeiras. Caso você não tenha um frasco de vidro, pode ser de plástico, com tampa que fique muito bem fechada.

dois meses

Dica: se você está sem tempo e quer congelar o feijão já temperado e refogado, tudo bem! Mas saiba que, sem tempero, ele dura em média até dois meses congelado. Com tempero, dura cerca de uma semana congelado.

Porcione: coloque em potes ou saquinho plástico a quantidade que costuma usar nas refeições na sua casa. Identifique o conteúdo e a data do preparo e, importante lembrar, deixe espaço entre a porção e a tampa do pote, já que os líquidos aumentam de volume quando congelam. Preencha apenas 3/4 da capacidade total.

No caso do feijão, por exemplo, você só precisa pré-cozinhar os grãos na panela de pressão (deixe no fogo em um período de 30 a 40 minutos) e, depois, é só esperar esfriar, colocar num pote de plástico e botar para congelar.

Não cozinhe-o totalmente: Deixe o feijão cozinhando por aproximadamente 35 minutos na panela de pressão e, depois que esfriar, coloque para congelar.