O que fazer para o feijão não espumar na panela de pressão?

Perguntado por: eviana . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 4 votos

Se você também ama fazer aquele feijão bem temperado na panela de pressão, anote este segredinho: uma colher de sopa de vinagre de maçã Minhoto evita que depois de pronto ele forme aquela espuma que pode estragá-lo mais rápido.

A TAL ESPUMA DO FEIJÃO
Você já reparou que depois de um tempo de molho o feijão libera uma espuma? Segundo Christian, isso acontece porque os grãos estão eliminando os fitatos. Por esse motivo, a água precisa ser trocada de tempos em tempos, e não usada no cozimento do feijão, como muita gente faz.

O tempo de cozimento deve ser contado a partir do momento que a panela pega pressão: de 10 a 15 minutos, conforme a quantidade de feijão. Depois disso, é só esperar a pressão sair e você pode seguir o processo de temperar o seu feijão ou congelá-lo.

Lave os grãos em água corrente e escorra. Num recipiente, cubra os grãos com água de forma a deixá-los totalmente submersos. A água deve ficar no dobro da altura dos grãos, pois eles incham durante a hidratação. Deixe descansar pelo tempo médio de 8 a 12 horas.

Quando começar a apitar conte 20 minutos. Pode desligar o fogo, pois o alimento cozinha com a pressão. Se for uma panela comum deixe pelo menos o dobro do tempo e prove o feijão para ver se amoleceu. Passados os 20 minutos, deixe a panela de pressão esfriar por uns 10 minutos e depois abra a tampa.

“Nessa hora, eu tiro a espuma branca que fica no feijão e cozinho em outra água, rapidamente. É mais saudável e super prático”, sugere. Essa espuma, de acordo com Cilene, é prova de que a fermentação ocorreu e de que o produto está livre das substâncias que prejudicam a absorção dos nutrientes.

Quando ingerido e fermentado em nosso organismo, produz gases que nos geram aquele famoso desconforto. A solução para esse problema está em deixar o feijão de molho por um longo periodo, de aproximadamente 8 a 12 horas. Dessa maneira, o fitato se dissolverá na água e sua digestão será muito melhor.

5 dicas de como engrossar o caldo de feijão

  1. Usando a técnica de amassar um pouco de feijão. ...
  2. Usando amido de milho. ...
  3. Redução do caldo de feijão. ...
  4. Cozinhe o feijão com pedaços de inhame. ...
  5. Feijão com biomassa de banana verde.

Além disso, é importante não encher a panela de pressão com água até a borda, pois isso pode causar a mesma bagunça. É recomendado encher a panela de pressão com cerca de 2/3 de água para evitar o transbordamento. Se você seguir essas dicas, poderá cozinhar 1 kg de feijão na panela de pressão sem problemas.

Na panela de pressão convencional você irá precisar cozinhar de um em um quilo, infelizmente não tem como fazer em maiores quantidades. Caso você tenha uma panela de pressão de 20L, sim existe. Você poderá cozinhar até três quilos de feijão, mais que isso não recomendamos.

A técnica é importante para facilitar a digestão e também elimina fatores antinutricionais do alimento. Se você faz o remolho apenas com água, saiba que o vinagre também pode ser um aliado da técnica, já que ele ajuda a neutralizar substâncias que dificultam a absorção de outros nutrientes dos grãos.

Acrescentar uma colher de chá de bicarbonato de sódio na água do molho do feijão irá aliviar os gases presentes no grão - e deve melhorar a sua experiência de um bom arroz com feijão. Deixe o grão de molho na água com bicarbonato por pelo menos 8 horas antes de preparar o alimento.

Uma dica importante é usar uma colher de sopa de vinagre ou limão para cada medida de água, isso facilita a “quebra” do ácido fítico. Mas não exatamente ajuda a dizimar bactérias, já que a presença desses microrganismos no feijão não passa de um boato.

O primeiro sinal visível de que a panela de pressão pode explodir é a dilatação do alumínio, tanto na tampa quanto no corpo da panela. Lembrando que a causa da explosão das panelas de pressão é a não saída do vapor quando há entupimento na válvula.

Nunca tente abrir a panela de pressão antes de deixar todo o vapor sair. Existem truques caseiros para acelerar esse processo, como colocar a panela debaixo da torneira ou usar um garfo para levantar o pino, mas eles podem provocar acidentes. Evite!

Leve ao fogo alto até ferver. Assim que o pino começar a chiar e a balançar (soltando a pressão), abaixe o fogo e deixe cozinhar. Depois que o tempo de cozimento terminar, desligue a panela e espere esfriar para sair toda a pressão de dentro antes de abrir. E atenção: nunca abra a panela sem retirar a pressão!