Qual é o feijão que tem mais proteína?

Perguntado por: aportela . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.1 / 5 17 votos

O equivalente a 100 gramas de feijão carioca cozido tem mais proteínas (4.8 gramas contra 4.5 gramas), fibras (8.5 gramas contra 8.4 gramas) e magnésio (42 mg contra 40 mg) em relação à mesma quantidade de feijão preto.

Além disso, tanto o feijão carioca quanto o preto contém minerais como ferro, zinco, cálcio, fósforo, potássio, cobre e manganês. Mas mesmo com todos esses benefícios compartilhados, o feijão preto ganha a disputa, por ter mais ferro, cálcio e carboidrato.

Os 7 principais grãos que contém proteína para incluir na sua dieta

  • 1- Feijão.
  • 2- Ervilha.
  • 3- Grão de bico.
  • 4- Soja.
  • 5- Quinoa.
  • 6- Edamame.
  • 7- Lentilha.
  • Consumo dos grãos.

“Nutricionalmente falando, os dois são bem semelhantes e ricos em vitaminas do complexo B, potássio, cálcio, ferro e fibras, sendo indispensáveis no dia a dia. Entretanto, o feijão preto se destaca por conter mais antocianina, um composto antioxidante”, conta a nutricionista.

Na prática, o feijão tipo 1 é aquele que oferece o maior valor nutricional, o melhor sabor e o maior rendimento aos consumidores.

Para responder esta pergunta, é preciso analisar os dois alimentos separadamente. Ao compararmos exclusivamente as calorias, uma xícara de arroz branco cozido contém 203 cal, contra 181 cal da mesma quantidade de feijão cozido. Sendo assim, do ponto de vista calórico, o arroz engorda mais do que o feijão.

100 gramas de feijão contêm 1,3 grama de ferro. E a mesma porção de beterraba possui apenas 0,2 grama de ferro. Ao pensamos no aporte de ferro, é preciso considerar também a sua biodisponibilidade, ou seja, a capacidade de ser absorvido e aproveitado pelo organismo.

Goiaba

Goiaba. Quando pensamos em frutas ricas em proteínas, a goiaba é a primeira opção que vem à mente.

Feijão jalo
Se você é praticante de atividades físicas com foco em hipertrofia, o feijão jalo precisa estar na sua dieta. Combinado com cereais, como arroz integral, ele ajuda a aumentar a massa muscular. Uma porção com 100 gramas dele cozido contém aproximadamente: Calorias: 93.

Alimentação Saudável
O feijão tem alto valor nutritivo, traz uma grande quantidade de vitaminas e ajuda a prevenir uma série de doenças. Ele inclusive está entre os alimentos recomendados pelo Guia Alimentar do Ministério da Saúde, justamente por conta das suas propriedades.

feijão azuki

Opte pelo o feijão azuki
Se você ainda sofre bastante com o desconforto intestinal ocasionado pelo feijão carioca tradicional, opte pelo feijão azuki, por menor quantidade desses oligossacarídeos, assim, diminuirão os gases.

O feijão como aliado contra a anemia
E vale ressaltar que essa propriedade não está presente apenas no feijão preto: embora ele seja mais famoso na prevenção da anemia, todos os tipos de feijão oferecem boas quantidades de ferro, incluindo o feijão carioca e o feijão vermelho.

feijão carioca

O feijão carioca é o mais popular no Brasil e o preferido de muita gente. 100g de feijão carioca fornecem, em média 76kcal. Apesar de ser mais calórico que o feijão branco, o feijão carioca compensa pelo seu poder nutricional: ele é uma excelente fonte de ferro, cálcio e potássio.

Em média, de duas a três colheres de sopa de arroz e uma concha e meia de feijão em uma refeição são suficientes para suprir as necessidades diárias, não sendo necessário repetir a dose no jantar, por exemplo.

“Segundo a pirâmide alimentar brasileira, crianças devem ingerir uma porção de leguminosas por dia e adolescentes de uma a duas”, explica a nutricionista. Para atingir o valor recomendado, basta uma colher de sopa de feijão (26 g) ou de ervilha seca (24 g) ou de grão de bico cozido (12 g).