Porque a caipirinha na feijoada?

Perguntado por: amoura . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.1 / 5 11 votos

Nada melhor do que o álcool da cachaça combinada com o doce do açúcar e a acidez e refrescância do limão para deixar a feijoada ainda mais saborosa, além de ajudar ao seu corpo digerir melhor toda a gordura do prato.

Segundo Josué Monteiro, pelo alto teor alcoólico da cachaça, ela pode ser utilizada para cortar o excesso de gordura em carnes. “No preparo de uma feijoada, por exemplo, é possível acrescentar a bebida no cozimento das carnes mais gordas, para dar uma quebrada nesse excesso”, recomenda o chef.

Podemos pegar como exemplo, bacon, carne seca, orelha, joelho, costelinha defumada e a linguiça para feijoada. A combinação destes ingredientes rende um sabor maravilhoso, bem como o sal necessário para salgar a feijoada.

Uma das versões para o nome da bebida diz que, vinda de Piracicaba, quando chegou ao porto de Santos, ela recebeu o apelido de “caipirinha” devido sua origem interiorana, ou seja, caipira. Outra versão diz que o nome faz alusão as pessoas que bebiam o drink originalmente, que eram os caipiras vindos do interior.

Dica: lave bem uma laranja e coloque-a inteira durante o cozinhento da feijoada junto com as carnes, não pode ser cortada nem descascada. Após o termino do cozinho retire a laranja da panela e sirva a feijoada normalmente.

A TAL ESPUMA DO FEIJÃO
E eles são eliminados, em grande parte, no remolho”, ressalta. Você já reparou que depois de um tempo de molho o feijão libera uma espuma? Segundo Christian, isso acontece porque os grãos estão eliminando os fitatos.

A cachaça é um ótimo ingrediente para flambar - o álcool vai embora, fica o sabor. Funciona com carnes, legumes, frutas e sobremesas. No estrogonofe, por exemplo, experimente trocar o conhaque pela aguardente de cana ao flambar a carne.

Usando amido de milho
Quando você precisar engrossar o caldo do feijão e não tiver muito tempo de sobra, faça o seguinte: misture bem, em um recipiente pequeno, duas colheres (sopa) de amido de milho com três colheres (sopa) de água fria.

Linguiça calabresa x paio
Ela é um produto obtido exclusivamente de carnes suína, curado e adicionado de ingredientes picantes bem característicos. Já a paio é famosa pelo sabor que acrescenta à feijoada, resultado da mistura entre carne de porco e bovina, curada e defumada.

É o caso da caipirinha, que tem quase três vezes mais calorias que uma lata de cerveja (veja a tabela abaixo).

O consumo crônico e excessivo de álcool pode causar uma série de problemas de saúde, como doenças do fígado (como cirrose), doenças cardíacas, danos ao sistema nervoso, aumento do risco de câncer e problemas digestivos.

cachaça

A caipirinha é uma bebida alcoólica brasileira, ou um coquetel de origem paulista, feita com cachaça, açúcar, limão e gelo. Variações incluem a caipiroska - com vodka ao invés de cachaça - e a caipiríssima - com rum.

A laranja consegue diminuir a gordura do preparo
E isso é ótimo para quem não economiza nas carnes para feijoada, apostando em todos os tipos possíveis, como: Carne seca. Costelinha suína defumada ou fresca.

Laranja-Bahia
Elas não possuem sementes e podem ser consumidas ao natural ou como acompanhamento em pratos tradicionais como a feijoada.

Lave bem uma laranja inteira e, sem descascá-la, coloque-a na panela. Sim, para cozinhar junto com o feijão e as carnes. A surpresa acontece ao final do preparo: a laranja vira uma esponja de gordura. Para comprovar, basta cortar a fruta ao meio e ver a quantidade que reteve.

O molho é importante porque o feijão tem fitatos na composição, substâncias antinutricionais que dificultam a absorção de nutrientes. Ao colocar o grão de molho, a enzima fitase libera nutrientes que ficam presos no fitato, aumentando a absorção de vitaminas e minerais presentes no alimento.