Qual a melhor farinha para quem está de dieta?

Perguntado por: dmedeiros4 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.9 / 5 9 votos

Também muito comum na dieta do brasileiro, tem mais fibra se comparada à de trigo, o que é bom para o controle da saciedade e melhor funcionamento do intestino. Também tem vitamina A, o que ajuda na saúde dos olhos, e tem a vantagem de não ter glúten e poder ser consumida por celíacos.

As farinhas para emagrecer possuem propriedades que saciam a fome ou que ajudam a diminuir a absorção de carboidratos e de gorduras, como é o caso das farinhas de berinjela, maracujá ou banana verde, por exemplo.

A farinha de tapioca pode ser uma aliada para perder peso, principalmente se ela for consumida na quantidade certa, pois o fato de ter poucas calorias e sua versatilidade permite a utilização em muitas receitas e colabora com aqueles que estão em uma dieta de emagrecimento.

Confira sugestões de farinhas aprovadas para as dietas low carb e cetogênica indicadas pela nutricionista Adriana Stavro:

  • Farinha de coco. A farinha de coco é bastante recomendada nas receitas low carb. ...
  • Farinha de amêndoa. ...
  • Farinha de chia. ...
  • Farinha de linhaça. ...
  • Psyllium. ...
  • Aveia.

Farinha de amêndoa

Farinha de amêndoa
Essa é, sem dúvida, uma das mais nutritivas: rica em fibra, vitamina E (que age contra os radicais livres) e B2, magnésio e fósforo. É uma aliada na prevenção de cânceres e diabetes. Uma dica: armazene-a com cuidado, deixando-a bem fechada para evitar que adquira sabor rançoso.

Farinha de banana verde, farinha de maracujá, farinha de berinjela, farinha de chia, farinha de feijão branco, farinha de laranja, farinha de linhaça dourada, farinha de maracujá e psyllium.

Farinhas de amendoim, nozes e castanha
Também são isentas de carboidratos, ricas em gorduras poli e monoinsaturadas que ajudam no controle da diabetes e obesidades, uma vez que trazem maior saciedade ao organismo.

Farinha de Amêndoas

Farinha de Amêndoas
Essa farinha, que é livre de carboidratos, rica em fibras, magnésio, antioxidantes, vitamina E, gordura monoinsaturada e poli-insaturada, também ajuda a reduzir o colesterol ruim do organismo.

Assim, algumas possibilidades para substituir o pão do café da manhã são:

  1. Omelete. Esta opção pode ser preparada sem gordura e é uma boa oportunidade de se agregar proteína e legumes. ...
  2. Tapioca. A tapioca contém carboidrato de baixo índice glicêmico e libera os níveis de açúcar lentamente no sangue. ...
  3. Panquecas. ...
  4. Cereais.

Como comer farinha de mandioca sem engordar
Para aproveitar o sabor e os benefícios da farinha de mandioca sem engordar, é aconselhado comer de 1 a 2 colheres de sopa dessa farinha por dia, que pode ser usada em preparações como salada, panqueca, omelete, pão, mingau e sopa.

A farinha de mandioca pode trazer inúmeros benefícios para saúde quando consumida com moderação. Ela é rica em carboidratos de médio índice glicêmico, nutriente responsável pelo fornecimento de energia, além de ser isenta de glúten. Uma opção de consumo para celíacos e adeptos a dieta isenta dessa proteína.

Farinha de arroz

Farinha de arroz
É uma opção de farinha saudável menos calórica também que a tradicional, tendo 366 kcal numa porção de 100g. Na cozinha, a versatilidade é sua principal característica. Por ter um sabor bem neutro, ela pode ser usada em pratos, tortas, pães e bolos.

farinha de arroz integral

A farinha de arroz integral é aquela que não passa por nenhum processo de refinamento, preservando assim as suas propriedades nutricionais. A farinha de arroz pode substituir a farinha de trigo em qualquer tipo de receita, seja ela doce ou salgada, já que não tem sabor ou cheiro.