Como fazer farinha de banana e para que serve?

Perguntado por: achaves . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.1 / 5 16 votos

Para fazer a farinha, basta cortar a banana verde em rodelas finas e levar ao forno por 30 minutos. Depois de secas, bata as rodelas no liquidificador. A quantidade de consumo recomendada é cerca de duas colheres por dia e você pode acrescentá-la a frutas, sucos ou iogurtes. Controla e previne o diabetes.

A farinha de banana verde pode ser usada para produzir pães, bolachas e bolos, como um substituto da farinha de trigo, para as pessoas que apresentam alergia ou intolerância ao glúten. Para obter os melhores resultados e benefícios do amido resistente é preciso consumi-lo cru, com água ou sobre os alimentos.

Elas também contêm altos níveis do aminoácido triptofano, que podem melhorar a qualidade do sono. Além disso, o magnésio e o potássio presentes nas cascas estão associados ao relaxamento muscular. Essas propriedades e os altos níveis de antioxidantes também levaram ao uso delas para fazer chá.

A farinha de banana verde tem um sabor neutro e, por isso, ela pode ser usada em muitas preparações. Você pode acrescentá-la em iogurtes, sucos, nas frutas, em bolos, panquecas e em muitas outras receitas, como bolo fit de banana e misto quente de forno light.

Recomendação de Consumo
A quantidade de farinha de banana verde que se deve consumir por dia é de até 30 gramas. Você pode adicionar até 2 colheres (de sopa = 20g) num copo de água e tomar em jejum ou adicionar no iogurte, na fruta, na vitamina de frutas ou no feijão, por exemplo.

Não há contra indicação do consumo da farinha de banana verde, podendo ser utilizada por mulheres no período de amamentação. A única ressalva é o aumento da ingestão de água, pois o alto consumo de fibras pode gerar constipação intestinal ou ressecamento das fezes.

A quantidade diária de farinha de banana verde que pode ser consumida é de até 30 gramas, o que corresponde a 1 colher e meia de sopa de farinha.

É fonte de energia: conhecido alimento entre os atletas, é uma ótima opção de lanche pré-treino, pois provê muita energia para atividades físicas. Por isso, é também uma boa adição ao café da manhã; Melhora o humor: o triptofano é um aminoácido essencial para o corpo humano.

A farinha de casca de banana pode ser colocada sobre alimentos prontos, misturada com sucos ou utilizada em receitas de bolos e biscoitos.

Cascas de banana contém altos níveis de anti-oxidantes e potássio, o que ajuda a cicatrização. Também ajudam no clareamento da pele e podem ser usadas para se livrar de manchas escuras. Esfregue a casca de banana sobre a área a cicatrizar ou sobre as manchas escuras todo dia. Lave com um pano úmido depois.

A farinha de banana verde pode ser usada no preparo de massas, bolos e tortas. E para quem possa estranhar o uso do ingrediente derivado da fruta que nem amadureceu, vale saber que até a ciência vem comprovando os benefícios dele.

R$24,50

FARINHA DE BANANA VERDE KG por R$24,50.

“A banana verde é bom para a redução do colesterol, para prevenção e tratamento do diabetes, para prevenção do câncer do cólon, e para aumentar a absorção dos nutrientes do organismo porque favorece uma boa saúde intestinal.

Por isso, é recomendado tomá-lo antes de dormir. O triptofano é um aminoácido que estimula a produção de hormônios indutores do sono, como a melatonina e a serotonina. Já o magnésio e o potássio, por sua vez, são minerais com propriedades relaxantes musculares e que ajudam a melhorar a qualidade de duração do sono.

Uma dica é adicioná-lo em um copo com água e tomar em jejum ou consumir com iogurte, frutas, feijão ou vitaminas. A farinha pode ser utilizada como substituta da farinha em receitas de bolos, muffins, biscoitos e panquecas.