Quem malha pode comer farinha?

Perguntado por: levangelista . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.4 / 5 14 votos

As propriedades da farinha ajudam a aumentar a contração muscular, pois há um alto teor de potássio em seu interior.

A farinha de mandioca pode ser um ótimo alimento para quem está precisando de energia rápida para suas atividades. Como é rica em carboidratos, a farinha de mandioca é convertida rapidamente em glicose, o combustível essencial para todos os processos do organismo, como contração e recuperação muscular.

Entre os benefícios da farinha de mandioca estão as fibras presentes no alimento, que auxiliam no bom funcionamento intestinal, além de seu potássio que previne câimbras e o magnésio, que ajuda a controlar a pressão arterial.

Para quem busca por uma dieta com pouca gordura e rica em fibras, pode contar com a farinha de mandioca, pois ela não tem gorduras e possui fibras que ajudam a dar saciedade e a regular o intestino, eliminando toxinas e diminuindo o estufamento causado por gases e inflamações.

Nutricionista. O ideal é que os carboidratos correspondam a metade de tudo o que comemos durante o dia. “Em uma dieta equilibrada, eles devem representar de 45% a 55% das calorias ingeridas, ou seja, cerca de 8 porções pequenas por dia”, explica a nutricionista Vanderli Marchiori.

Nem todo carboidrato é indicado, e alimentos processados devem ser evitados, como açúcar, farinha branca e arroz branco, produtos de confeitaria e álcool. Os carboidratos que devem ser utilizados devem vir de alimentos mais naturais: frutas e hortaliças, cereais e grãos integrais.

farinha integral

Veja 5 carboidratos bons para ganhar massa muscular
A farinha integral ainda contém mais fibra do que a farinha branca e esse tipo de pão também leva mais vitaminas e minerais. Arroz integral: fonte de carboidrato, energia para o nosso corpo, e de fibras, importante para o bom funcionamento do intestino e saciedade.

Portanto, considere a mandioca sua amiga se você precisa de carboidratos para uma grande corrida ou evento, ou ainda como parte de uma refeição de recuperação pós-treino para ajudar a repor os estoques de energia gasta. Ela substitui muito bem outras fontes como arroz, batata ou macarrão.

O consumo recorrente da farinha branca provoca um desequilíbrio da acidez do corpo humano, que deve manter-se ligeiramente alcalino. Além de enfraquecer o sistema imunológico, isso diminui as taxas de cálcio nos ossos e favorece condições como reumatismo, enxaquecas e osteoporose.

Usada principalmente no preparo de pães, bolos e massas, a farinha pode apresentar diversos benefícios ao nosso organismo.

“A menos calórica é a farinha de trigo sarraceno (335 calorias por 100 gramas), seguido da farinha de trigo (349 calorias por 100 gramas”, revela a nutricionista. Já as mais calóricas são a farinha de amêndoa (573 calorias por 100 gramas), linhaça (487 calorias por 100 gramas) e coco (429 calorias por 100 gramas).

Qual farinha engorda mais trigo ou arroz? Dá menos fome que a farinha de trigo A farinha de trigo aumenta as taxas de açúcar no sangue de forma muito rápida, por isso a farinha de arroz leva vantagem em comparação a ela, principalmente na versão integral, que contém mais fibras.

farinha de lentilha

A farinha de lentilha irá enriquecer as suas receitas mais simples adicionando um toque fitness nos seus pratos devido ao alto teor de proteínas (até 30% de seu conteúdo) e ferro dessa leguminosa. A Farinha de Lentilha também contém vitamina B, magnésio, zinco e potássio. Farinha proteica de lentilha e nada mais!