Como se diz esfiha em árabe?

Perguntado por: dgois . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 6 votos

Esfirra ou esfiha (em árabe: صفيحة sfīḥah) é uma pequena torta assada originária da Síria e do Líbano, e encontrada em outros países do Oriente Médio, como a Jordânia, Palestina e Iraque, além do Brasil e Argentina, para onde foi levada por imigrantes sírios e libaneses e se tornou extremamente popular.

A esfiha fechada que conhecemos, é chamada de “Fatira”ou “Fatiré” e é feita de verdura que na maioria das vezes é Espinafre.

Significado de Esfiha
substantivo feminino Pastel de origem árabe, com massa feita de farinha de tribo, recheada com carne e outros ingredientes, de formato triangular e recheio no interior, ou aberta em forma de círculo; assada no forno.

A forma mais correta de se escrever essa iguaria é “esfirra”, com dois Rs, embora as duas versões sejam aceitas. Esfirra é a grafia aportuguesada, na qual os dois Rs imitam o som do H “aspirado” do árabe, um fonema que não existe na nossa língua.

Este salgado na verdade de origem árabe. Na versão original se escreve Esfiha. Na tradução para a língua brasileira, é Esfirra. Sendo assim, tanto faz escrita de uma forma ou outra.

Uma iguaria quase obrigatória em qualquer mesa árabe, teve seu primeiro registro no Iraque e depois espalhou-se pela Síria, Líbano, Israel, Egito e Jordânia, onde foram levados por imigrantes pelo mundo todo e se tornaram muito populares junto com outros pratos tradicionais como o tabule e hommus.

Quase que obrigatórios em qualquer mesa árabe seu primeiro registro vem do Iraque e depois espalharam-se pela Síria, Líbano, Israel, Egito e Jordânia, onde foram levados por imigrantes e se tornaram muito populares.

Foi durante as grandes imigrações árabes para o Brasil, principalmente no final do século XIX e início do século XX, que a esfiha desembarcou em terras brasileiras trazida pelos imigrantes.

O surgimento da esfiha aberta se deu quando o Líbano introduziu o hábito de cobrir o pão com carne e cebola. Curiosamente, a prática chegou na Itália durante as Cruzadas, e os italianos substituíram a carne por queijo e mais tarde adicionaram o tomate.

Esfiha tem a cara de reunião de amigos e família. Uma porção de 2 ou de 3 esfihas dependendo da pessoa, conseguem saciar a fome.

esfirra {feminino}
pastel asado {m.}

Esfiha Chic está em Santana. Esfiha Chic Santana: Rua Leite de Morais, 88 - próxima ao metrô Santana. Delivery pelos telefones: 2977-8110/ 2972-1361. Esfiha Chic está em Zn - São Paulo.

No vocabulário ortográfico da Academia Brasileira de Letras, a palavra esfiha está identificada como uma palavra estrangeira, sendo esfirra a forma aportuguesada da palavra. Exemplos: Queria uma esfirra de carne e um quibe, por favor. (forma preferencial)