Qual o tempo de vida de um pé de mamão?

Perguntado por: afelix . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.8 / 5 5 votos

Mamoeiros dão fruto o ano todo desde que tenham luz solar com fartura, não sofram de falta d'água (nem de excesso) e o solo de que dispõem seja suficientemente rico em nutrientes mas, de qualquer forma, dificilmente um mamoeiro durará mais do que 3 anos com boa produção então, se você quer ter mamão fresco sempre, ...

Após germinados, os mamoeiros devem ser plantados com uma distância de 2 metros entre as plantas e de 3 a 4 metros entre as linhas, com aplicação de adubo orgânico ao menos uma vez a cada dois meses. O mamoeiro só produz fruto com a presença de, pelo menos, um macho a cada 10 ou 15 fêmeas.

O sistema radicular do mamoeiro aos 4 meses de idade já atingia profundidade apreciável (1,60 m). Aos 12 meses alcan- çava profundidade além do dobro (3,40 m). Nas idades de 4 e 12 meses, a maior quantidade e raízes foi encontrada na camada de 30 cm de profundidade do solo, com 76 e 68%, respectivamente.

A mancha anelar está entre os principais entraves para produção de mamão em escala mundial. Essa doença é causada pelo Papaya ringspot vírus (PRSV-P), que pode provocar perdas na produção que oscilam entre 5% e 100%, dependendo da idade na qual o pomar é infectado.

Os mamoeiros começam a produzir entre oito e dez meses depois do plantio. Os frutos chegam a pesar 1,8 kg e têm boa aceitação no mercado. No ciclo completo, de dois anos, o produtor conseguiu faturar R$ 180.000/ha.

No pomar caseiro, o mamoeiro pode ter longevidade maior e crescer mais, dificultando a colheita dos frutos na ponta da planta. Uma opção é podar a planta e reiniciar o ciclo de produção, com a vantagem de não precisar plantar novamente.

Em condições de elevada demanda atmosférica, com as plantas adultas e em produ- ção, entre o 9o. e o 12o. mês, pode-se recomendar a aplicação máxima diária de até 35 litros de água planta-1 dia-1.

Crescimento da planta: O mamoeiro é uma árvore tipicamente tropical, de crescimento veloz, podendo atingir 8 metros de altura.

O mamoeiro pode ser plantado tanto em fileiras simples como em fileiras duplas (Fig. 6 e 7). No sistema de fileiras simples, o espaçamento varia de 3 m a 4 m entre linhas, e de 1,80 m a 2,50 m entre plantas dentro das linhas.

Além disso, alta umidade, alta concentração de adubos nitrogenados no solo e genética das sementes, em ocorrência simultânea ou não, podem influenciar no surgimento de flores e, consequentemente, de frutos não desejáveis no mamoeiro.

Folhas do mamoeiro
As folhas das plantas amarelando nem sempre são um sinal de doenças. Muitas vezes, mudar a quantidade de regas, já é o suficiente para solucionar o problema. Nesse primeiro exemplo, o problema é justamente a falta de regas.

Plantas e frutos muito atacados devem ser eliminados, pois são fonte de multiplicação e disseminação do fungo. Como medida preventiva, pulverize oxicloreto de cobre na dose de 20 gramas diluído em 10 litros de água. Molhar bem as folhas e frutos e repetir até seis vezes no ciclo de produção, em intervalos de 10 dias.

spiraecola causa o encarquilhamento ou enrugamento das folhas, ficando estas enroladas. E muito comum ver parte dos ramos com folhas normais e outras enroladas, indicando o período de ataque do pulgão. Com um ataque intenso pode ocorrer o desenvolvimento anormal das folhas, que ficam menores.

Não existem restrições para o período do plantio. A vantagem do mamoeiro é que ele pode ser cultivado em qualquer época, basta que receba irrigação adequada e em qualquer lugar. Uma sugestão é cumprir essa tarefa na estação mais chuvosa para economizar no uso da água.