Porque passar a faca no mamão?

Perguntado por: iaraujo . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.6 / 5 3 votos

Por isso, fazer cortes no mamão faz ele amadurecer, comprovado cientificamente. E embrulhar a banana no jornal? Também! Temperaturas elevadas fazem o fruto liberar etileno.

Muitas vezes, para antecipar esse processo e "tirar o seu amargor", costuma-se riscar a casca da fruta por onde escorre um látex esbranquiçado e pegajoso. Esse látex é muito rico em uma substância chamada papaína, uma enzima especial que digere proteínas, auxilia na assimilação de nutrientes e no processo digestivo.

Apesar de não ser a melhor opção, ainda assim é válida! Para amadurecer o mamão, basta colocá-lo dentro do saco, fazer alguns furos com palitos de dente ou garfo, assim o mamão ainda pode ter contato com ar novo e produzir o etileno para continuar a amadurecer.

Se ela for colocada em um saco plástico, é bom fazer uns furinhos nele com um garfo, para que a fruta respire. Se ela for colocada num tupperware, é preciso deixar uma frestinha aberta.” O motivo pelo qual a fruta amadurece mais rápido em um ambiente fechado é que ela acumula etileno, o hormônio do amadurecimento.

É costume em algumas regiões a tradição de fazer pequenos cortes na vertical, seguindo a casca do mamão, para que ele amadureça mais rápido.

Além de ser liberado no processo natural de maturação, ele também aparece quando o fruto sofre um estresse (uma batida, um corte, uma bicada de passarinho). Por isso, fazer cortes no mamão faz ele amadurecer, comprovado cientificamente.

Inicialmente, aparecem lesões ou pintas escuras, que progridem para o apodrecimento dos frutos. O controle da enfermidade pode ser realizado com a aplicação de fungicidas quando forem detectados os primeiros sintomas nas folhas, os quais são mais comuns nas mais velhas e no período das chuvas.

O mamão é colhido ainda verde, para que não amasse ou estrague durante o transporte. As faixas amarelas em torno da fruta, indicam que é hora de tirar do pé. O clima da região, que é bem quente, acaba ajudando na produção que pode chegar até 100 quilos por mamoeiro.

O suco de mamão tem sua estabilidade afetada pela ação da enzima papaína, que catalisa algumas reações de degradação promovendo sabor amargo no produto durante o seu armazenamento.

Isso deve-se ao fato de o país apresentar clima e solo favoráveis a esse cultivo. No que diz respeito à colheita, o fruto deve ser colhido maduro, pois caso contrário, ele pode não amadurecer normalmente. A maturação completa, dependendo da cultivar, acontece por volta de 4 a 6 meses após a abertura da flor.