Qual a diferença do feijão verde?

Perguntado por: arodrigues4 . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.4 / 5 20 votos

A diferença está no momento da colheita do grão. O feijão-verde é colhido quando a vagem ainda não está madura, enquanto no grão de corda a planta já atingiu a maturidade. Além disso, ambos podem ter grãos com coloração esverdeada, mas no feijão-de-corda tons arroxeados e amarronzados são mais predominantes.

Feijão Preto

  • Um dos mais nutritivos, possui magnésio, zinco, potássio e ajuda a combater a deficiência de ferro no organismo;
  • Combater o colesterol e diabetes;
  • É ótimo para inserir nas dietas de emagrecimento por possuir pouca gordura e também em dietas para ganho de massa muscular.

O feijão verde não é mais do que a vagem do feijão seco, colhida antes do desenvolvimento das sementes. As vagens podem ter várias tonalidades, podendo apresentar-se totalmente verde ou verde riscado com outras cores, como o roxo.

Possui ainda ação anti-inflamatória, antioxidante, antibactericida e, por ser rico em ferro, é ideal para tratar a anemia, principalmente de mulheres em período menstrual mais sujeitas à deficiência de ferro, além de ajudar devido a sua ação anti-inflamatória no tratamento de asma, osteroartrite e artrite reumatóide.

Segundo a nutróloga Tamara Mazaracki, membro da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia), os diversos feijões não diferem muito em suas composições nutricionais, sendo que a diferença maior está no sabor, na textura e no tempo de cozimento.

feijão azuki

Opte pelo o feijão azuki
Se você ainda sofre bastante com o desconforto intestinal ocasionado pelo feijão carioca tradicional, opte pelo feijão azuki, por menor quantidade desses oligossacarídeos, assim, diminuirão os gases.

feijão azuki

Descobriu-se, no entanto, que alimentos específicos têm qualidades para baixar o nível de açúcar no sangue, inclusive o feijão azuki. Feijão Adzuki, também conhecido como feijão mungo vermelho, são cultivados em toda a Ásia e têm uma cor vermelha uniforme.

As leguminosas que produzem mais flatulência são: o feijão comum/carioca/preto/pinto (Phaseolus vulgaris), feijão branco (Phaseolus vulgaris), favas (Phaseolus lunatus) e os grão de soja integrais.

Na prática, o feijão tipo 1 é aquele que oferece o maior valor nutricional, o melhor sabor e o maior rendimento aos consumidores.

Tanto o feijão-carioca quanto o preto são alimentos bons para soltar o intestino. Em uma concha com cerca de 140 g da leguminosa, você vai encontrar aproximadamente 10 g de fibras, que vão favorecer o processo de evacuação.

O feijão branco é usado em várias dietas de emagrecimento e é o mais rico em faseolamina, glicoproteína que dificulta a absorção dos carboidratos. Por conta de sua cremosidade, seu caldo também é usado para preparar sopas, saladas e pratos mais elaborados.

Feijão Preto

Conclusões. Através da metodologia de FAAS foi possível determinar com eficiência as quantidades de ferro em cada variedade de feijão. O Feijão Preto foi o que apresentou a maior concentração do mineral, 8,71 mg.

Segundo a nutricionista Carol Netto, o feijão é considerado um superalimento para diabéticos.

Feijão-verde

Feijão-verde
Por sua vez, possui menos calorias, proteínas, carboidratos e ainda assim tem vitaminas do complexo B e C.

4 – Feijão fradinho
Além disso, também é importante saber que ele leva o nome de feijão verde quando não está maduro.

Aqui estão algumas informações aproximadas sobre o teor calórico de 100 gramas de feijão cozido: Feijão preto: Cerca de 132 calorias. Feijão carioca: Cerca de 154 calorias. Feijão-fradinho : Cerca de 169 calorias.