Quanto tempo dura a surdez temporária?

Perguntado por: uboaventura . Última atualização: 1 de julho de 2023
4.3 / 5 10 votos

A surdez súbita é a perda repentina da audição ou a piora abrupta de uma alteração auditiva preexistente. A sua ocorrência é maior em pessoas com mais de 40 anos e pode acontecer em apenas um dos ouvidos ou em ambos. Geralmente, há uma recuperação espontânea em 15 dias.

Infecções do ouvido são uma causa comum de perda auditiva temporária leve a moderada (principalmente em crianças). A maioria das crianças recupera a audição normal após 3 ou 4 semanas depois de passada a infecção; porém, algumas sofrem perda permanente da audição.

Como curar deficiência auditiva temporária
Se a deficiência auditiva temporária é causada por infecções no ouvido, esta é tratada com medicamento. Caso a deficiência auditiva temporária seja causada po cera no ouvido ou objetos estranhos no ouvido, estes devem ser removidos, somente, por um médico.

Perda auditiva temporária é geralmente experimentada como um incômodo temporário na audição, após se expor a altos ruídos. A audição irá, consequentemente, ser recuperada – dependendo do nível de ruído, e do tempo de exposição.

O tímpano perfurado tende a cicatrizar por conta própria em cerca de dois meses, sendo que deverá sempre ser observado por um otorrinolaringologista para avaliar o seu caso específico.

Uma das causas mais comuns de surdez súbita é a otite média aguda, que é uma infecção do ouvido médio. Outras causas incluem lesões no ouvido, acidente vascular cerebral, doença autoimune, uso prolongado de medicamentos ototóxicos, exposição a ruído excessivo, e outras condições médicas subjacentes.

A perda auditiva permanente não poderá reverter-se, mas existem tratamentos que podem restaurar grande parte da sua capacidade de ouvid. O uso de aparelhos auditivos de qualidade pode ser este grande aliado!

“São quatro cenários principais que podem envolver a surdez em apenas um dos ouvidos. Pode ser através de (I) uma infecção viral como a otite; (II) de uma lesão vascular da cóclea, hemorragia ou infarto; (III) devido a trauma; (IV) ou até mesmo por conta de tumores do nervo auditivo”, explica o especialista.

Existem opções de reabilitação auditiva, incluindo aparelhos auditivos, implante coclear e cirurgias da audição. Os aparelhos auditivos são dispositivos que amplificam o som e ajudam as pessoas com perda auditiva a ouvir melhor.

O que é perda auditiva temporária? Perda auditiva temporária é geralmente sentida através de um incômodo temporários, mas intermitente, que atinge a nossa audição. É bem comum em pessoas que trabalham perto de ruídos excessivos, ou usam fones de ouvido altos demais.

A perda auditiva leve refere-se à incapacidade de ouvir sons suaves e mais fracos (canto dos pássaros, pessoa falando mais baixo, etc), além da dificuldade em entender em ambientes mais ruidosos.

Quando você se expõe durante longos períodos a sons mais altos que 85 dB, sua audição fica vulnerável e é comum acontecer perda auditiva temporária e zumbido no ouvido. Um som no nível de 120dB é considerado desconfortável para os ouvidos e 140 dB é um impulso doloroso.

Quando o tímpano está perfurado a pessoa sente dor de ouvido, coceira no ouvido, fica com a audição diminuída e pode apresentar sangramento pelo ouvido. Normalmente uma perfuração pequena cura sozinha, mas nas maiores pode ser preciso usar antibióticos, e quando isso não é suficiente pode ser preciso cirurgia.

Principais sintomas

  1. Intensa dor de ouvido que surge de repente;
  2. Perda repentina da capacidade para ouvir;
  3. Coceira no ouvido;
  4. Saída de sangue pelo ouvido;
  5. Secreção amarela no ouvido devido à presença de vírus ou bactérias;
  6. Zumbido no ouvido;
  7. Pode haver febre, tontura e vertigem.

Se sentir dor relacionada com o ouvido tapado ou entupido, um simples analgésico de venda livre (como o ibuprofeno) poderá ajudar. Os descongestionantes também são úteis, porque reduzem o inchaço das membranas mucosas. Este inchaço cria pressão em toda a cabeça.