Quanto tempo dura a dengue?

Perguntado por: iximenes . Última atualização: 29 de junho de 2023
4.6 / 5 2 votos

Varia de 3 a 15 dias, sendo, em média, de 5 a 6 dias. A transmissão ocorre enquanto houver presença de vírus no sangue do homem (período de viremia). Este período começa um dia antes do aparecimento da febre e vai até o 6º dia da doença.

Na forma clássica, o desaparecimento da febre indica que a doença está acabando. Já na forma hemorrágica, o final da febre costuma marcar o início das complicações.

Na fase crítica da dengue (entre o terceiro e o sexto dia após o início dos sintomas), podem surgir manifestações clínicas (sinais de alarme) correspondentes a uma complicação da doença potencialmente letal chamada dengue grave (conhecida anteriormente como dengue hemorrágica), que aparecem devido ao aumento da ...

A orientação para quem foi diagnosticado com a infecção é repousar, ingerir bastante líquido e não tomar medicamentos por conta própria, pois alguns deles podem tornar o quadro ainda mais perigoso.

Com duração média entre 7 e 10 dias, a dengue pode apresentar três fases até a recuperação total do paciente. A fase inicial é aquela na qual aparecem os primeiros sintomas da dengue, com duração de até três dias.

Repouso e hidratação constante são medidas fundamentais para a recuperação de quadros com dengue e, quando não seguidos podem causar desidratação grave, problemas no fígado, no coração, neurológico, respiratório, além da dengue hemorrágica.

O vírus da dengue continua a se multiplicar dentro das células sangüíneas e atinge a medula óssea, onde compromete a produção de plaquetas, que são fundamentais para os processos de coagulação. Nem todas as pessoas picadas por um mosquito infectado com o vírus da dengue manifestam a doença.

O que a maior parte das pessoas não sabe é que essas doenças podem provocar sequelas. Se a dengue não for tratada corretamente, ela pode causar hepatite ou insuficiência hepática aguda, comprometendo gravemente o funcionamento do órgão. E o corpo costuma dar sinais de que isso está acontecendo.

Na dengue, geralmente, o número de plaquetas está diminuído no dia 4 (3-7) da doença, voltando ao normal no oitavo ou nono dia.

Pode ocorrer ainda dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele. Os sintomas iniciam entre dois e 12 dias após a picada do mosquito. Quem apresentar esses sintomas deve procurar imediatamente o médico para iniciar o tratamento adequado rapidamente.

Bata o leite ou iogurte com uma ou mais frutas, acrescente açúcar. Pode-se ainda colocar aveia, mucilagem de milho ou arroz, cereais de trigo, entre outros. Sucos de frutas- O suco pode ser uma combinação de várias frutas acrescentando hortaliças. Bata os ingredientes com água filtrada e gelo.

A dieta da dengue Frutas diversas As vermelhas (maçã, uva, morango e outras) são ricas em bioflavonóides, substâncias que, juntas à vitamina C (presente nas frutas cítricas), aliviam sintomas de gripe e dão resistência contra infecções.

O doente pode apresentar sintomas como febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, náuseas ou até mesmo não apresentar qualquer sintoma.

De acordo com a médica, a quantidade de líquido pode variar, o mínimo é de dois litros por dia. “É importante frisar que esta quantidade de liquido é para no máximo nas primeiras 48 horas do início da febre, após isto o paciente deve ser reavaliado, podendo chegar a oito litros por dia”.

O mosquito da dengue voa baixo, em média 1,20 metro de altura. Como ele pica principalmente do joelho até os pés, é importante passar bastante repelente nesta área do corpo nos horários em que mais ataca. A orientação é passar o repelente de hora em hora, mesmo se estiver usando calça comprida.

A Dengue e Chikungunya têm sintomas e sinais parecidos, enquanto a Dengue se destaca pelas dores nos corpo, a Chikungunya se destaca por dores e inchaço nas articulações. A Zika se destaca por uma febre mais baixa (ou ausência de febre), muitas manchas na pele a coceira no corpo.