Quanto tempo depois de tomar fluconazol posso ter relação?

Perguntado por: . Última atualização: 29 de junho de 2023
4.3 / 5 6 votos

Pode fazer sexo durante o tratamento contra candidíase? Durante o tratamento não é indicado ter relações sexuais. “Até porque é preciso utilizar a pomada vaginal de sete a dez noites seguidas”, afirma Dania.

Candidíase Vaginal
Após 16 dias a taxa de cura clínica foi de 99% e 97% e de cura microbiológica de 85% e 81%, respectivamente.

É bem absorvido por via oral (engolido) e atinge os níveis no sangue de 0,5 hora (meia hora) a 6 horas. O tempo médio para início do alívio dos sintomas após a administração de dose única oral do fluconazol 150 mg para o tratamento da candidíase vaginal é de 1 dia.

O melhor a se fazer é esperar até o fim do tratamento para retomar a vida sexual. Lembre-se que o sexo também pode ferir a região que já está sensível pela infecção, causando mais incômodos para você.

Não tome fluconazol 150 mg com terfenadina (medicamento antialérgico), cisaprida, astemizol, eritromicina, pimozida e quinidina, porque pode ser perigoso e provocar alterações do ritmo do coração.

Fluconazol para candidíase
Para candidíase vaginal ou peniana, a dose recomendada é de 150 mg em dose única. Em casos recorrentes, indica-se repetição da dose de 150 mg após 3 dias. Para candidíase oral o tratamento deve ser feito com 150 mg por dia por 7 a 14 dias.

Sinais de melhora. O tratamento para candidíase masculina é positivo quando há redução do desconforto durante a relação sexual, bem como, a vermelhidão e o inchaço. Ao lado desses sinais, o desaparecimento das placas esbranquiçadas no pênis e do corrimento também são manifestações que indicam sucesso com o tratamento.

O uso de doses muito altas de fluconazol 150 mg pode causar alucinações e comportamento paranoide (sensação de perseguição). Quando ocorrer uso de quantidade excessiva de fluconazol 150 mg procure rapidamente socorro médico.

É recomendada 1 dose única semanal de fluconazol 150mg. O tratamento deve ser continuado até que a unha infectada seja totalmente substituída pelo crescimento.

O Fluconazol é geralmente é bem tolerado, mas há relatos de casos graves de hepatotoxicidade (necrose, hepátite, colestase, insuficiência hepática fulminate) incluindo mortes em, pacientes recebendo fluconazol. Sintomas mais freqüentes: dor abdominal, náuseas, vômitos, constipação, flatulência.

Para a terapia supressiva, 150 a 200 mg via oral de fluconazol uma vez por semana, por seis meses. Outra opção de terapia supressiva é o itraconazol via oral, na dose de 400 mg por um dia, uma vez por semana por 6 meses ou clotrimazol óvulos de 500 mg duas vezes por semana por 6 meses.

Se você tem quadros de candidíase de repetição, procure orientação profissional. Se for preciso, busque mais de uma opinião médica. As causas da infecção por cândida podem variar e, portanto, o tratamento também. Muitos fatores estão associados à candidíase de repetição.

Candidíase masculina
As infecções causadas por fungos podem até parecer que só acontecem nas mulheres e os dados fortalecem isso: 3 em cada 4 mulheres* terão alguma infecção pelo menos uma vez na vida! Mas e nos homens? A candidíase masculina é real e eles também podem contrair!

Embora a candidíase seja frequentemente associada a fatores físicos, é importante reconhecer a influência do estresse e da ansiedade no desenvolvimento desta infecção fúngica. O estresse crônico pode enfraquecer o sistema imunológico e perturbar o equilíbrio da flora vaginal, favorecendo o crescimento do fungo Candida.

Isso porque a candidíase vaginal pode ser confundida com outras condições como dermatites, reações alérgicas, líquen escleroso, herpes genital, vaginose, entre outras.