Quanto tempo demora para passar a dor da trombose?

Perguntado por: ralvim9 . Última atualização: 13 de julho de 2023
4.4 / 5 20 votos

A dor local e o inchaço devem começar a diminuir após alguns dias, mas pode demorar até quatro a seis semanas para que o nódulo desapareça completamente. Alguns profissionais fazem uma incisão para a remoção do trombo sob anestesia local nos primeiros dias do evento trombótico.

Não há um tempo definido. Em geral, após o tempo de tratamento, de 3 a 6 meses. Porém, os sintomas podem surgir após anos da trombose.

Compressa fria. Ao contrário da compressa fria, mas com o mesmo efeito analgésico, pois também diminui a dor, a aplicação de compressa fria comprime os vasos sanguíneos. Esse tipo de compressão é ideal para evitar e/ou diminuir inchaços provocados por lesões físicas como quedas e torções.

Fase aguda – até aproximadamente três semanas após seu início. Na fase aguda os sinais e sintomas são mais marcantes podendo haver dor, edema, e mudança de cor no membro afetado. Esta é a fase mais perigosa pois o trombo ainda não está totalmente aderido à parede do vaso e pode se soltar provocando a embolia pulmonar.

No entanto, deve-se realizar suaves movimentações, principalmente nos membros inferiores e superiores, para manter a boa circulação sanguínea evitando seu acúmulo em determinada região. Pacientes capazes de andar podem ter melhores taxas de cura, além da redução da dor e prevenção da atrofia ou declínio muscular.

O tempo do tratamento é longo cerca de 3 a 6 meses, inicialmente, a depender da veia que foi acometida.

A trombose pode surgir de forma assintomática. No entanto, no pacientes sintomáticos, é comum sentir dor, edema, ardência, vermelhidão, cianose (coloração azul ou arroxeada) e endurecimento da perna.

A trombose ocorre quando há formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias grandes das pernas e das coxas. Esse coágulo bloqueia o fluxo de sangue e causa inchaço e dor na região.

O problema gera um quadro de dor e edema (inchaço) no membro afetado por dificuldade de passagem de sangue por este trajeto venoso. Além disso, pode estar associada à soltura de parte destes trombos que vão migrar diretamente aos pulmões (embolia pulmonar).

Inchaço na perna (que apareceu de repente ou inchaço que está piorando) Aumento da temperatura (calor) da perna que está doendo. Respiração curta e rápida e palpitações, podendo acontecer algum desmaio. Tosse com sangue.

O desprendimento do coágulo pode provocar complicações a curto ou longo prazo. A curto prazo, ele pode deslocar-se até o pulmão e obstruir uma artéria. Esse episódio é chamado de embolia pulmonar e, conforme o tamanho do coágulo e a extensão da área comprometida, pode ser mortal.