Quanto tempo demora para baixar o ácido úrico?

Perguntado por: adomingues3 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 5 votos

A redução nos níveis sanguíneos de ácido úrico começam a ser perceptíveis já no segundo dia de tratamento e o efeito máximo do medicamento é atingido com cerca de 1 a 2 semanas.

Beber bastante água ajuda a eliminar o ácido úrico do organismo, segundo a nutricionista. “O que pode acontecer é o organismo produzir mais ácido úrico por causa de algum problema – que deve ser investigado por um médico –, mas também a pessoa estar eliminando menos pela urina, por não beber tanta água”, recomenda.

Este medicamento atua reduzindo a produção de ácido úrico, que é sintetizado por nosso organismo. O tempo médio estimado para início da ação farmacológica do medicamento é de uma a duas semanas (efeito máximo).

Parte desse ácido é eliminada pelos rins através da urina e outra parte permanece circulando no sangue.

Algumas pessoas sofrem com o excesso de ácido úrico no organismo. Quando os níveis não estão equilibrados, seja por causa de algum problema de saúde ou por medicamentos, pode acontecer infarto, AVC, cálculo renal ou gota, que nada mais é do que o ácido acumulado nas articulações e calcificado no local.

Os pacientes sob maior risco são aqueles com pH da urina persistentemente abaixo de 5.5 e uma excreção urinária de ácido úrico maior que 1100 mg por dia (o valor normal é menos que 800 mg/dia). Um valor assim tão elevado de ácido úrico na urina só costuma ocorrer nos pacientes com hiperuricemia acima de 9,0 mg/dl.

O Alopurinol é usado para a prevenção de crises de gotas, de pedras nos rins e excesso de ácido úrico no organismo. Atua na redução de ácido úrico emitida pelo organismo, sendo assim, seus efeitos colaterais aparecem em até duas semanas.

Tratamento. A dor e o inchaço durante um ataque de gota é controlada com medicamentos anti-inflamatórios e de alívio da dor (ibuprofeno, paracetamol) ou colchicina.

O alopurinol é o medicamento mais utilizado para reduzir os níveis de ácido úrico no sangue.

Chá de dente-de-leão : é uma erva diurética que ajuda a aumentar a produção de urina, o que ajuda a eliminar o excesso de ácido úrico alto. Chá de alcaçuz: é uma erva que ajuda a equilibrar as taxas de ácido úrico no corpo, diminuindo a inflamação e aumentando a eliminação do ácido úrico pelos rins.

A vitamina C no limão também ajuda a reduzir os níveis de ácido úrico. Para isso, basta espremer a metade ou um limão em 1 copo de água por dia e bebê-lo. Cereja: As variedades de amora e cereja são boas para a gota, pois reduzem o ácido úrico no corpo.

Alimentos PERMITIDOS
Chá ou café, sucos, manteiga, pão, cereais (refinados ou grão integral), macarrão, sagu, queijos de todas as espécies, frutas, gelatina, leite, açúcar e doces vegetais, legumes crus ou cozidos, ovos, verduras.

O ácido úrico baixo não costuma provocar sintomas, já que é uma condição pouco comum, mas quando se apresentam, podem vir em sinais graves como:

  • Insuficiência renal aguda (IRA);
  • Cálculo renal;
  • Síndrome neurológica;
  • Confusão mental/Encefalopatia posterior reversível (PRES).

Podemos ter como referência os seguintes valores: Ácido úrico no sangue: Mulheres: 2,4 - 6,0 mg/dl; Homens: 3,4 - 7,0 mg/dl.

O ácido úrico é uma substância produzida no fígado, derivada do metabolismo da purina, um tipo de proteína presente nos alimento que ingerimos. Quanto mais purina ingerimos, mais ácido úrico é produzido pelo nosso organismo.

Alimentos ricos em purinas, como carne vermelha, frutos do mar e bebidas alcoólicas, podem aumentar os níveis de ácido úrico. O estilo de vida também pode influenciar o equilíbrio do ácido úrico. O sedentarismo, a obesidade e o estresse são fatores que podem contribuir para o aumento do ácido úrico no organismo.