Quanto tempo de jejum para fazer exame de sangue?

Perguntado por: . Última atualização: 29 de junho de 2023
4.4 / 5 5 votos

Enquanto para realizar o hemograma não é necessário jejum, para a glicemia sugere-se um jejum de 8 a 10 horas. Já para o lipidograma, perfil lipídico, colesterol e frações, o jejum não é obrigatório, mas o médico orienta, algumas vezes, o jejum de 12 horas, como achar melhor para avaliar o exame.

Importante: Para exames de glicose, colesterol total, frações (HDL e LDL) e triglicerídeos, quando solicitados na mesma requisição o jejum deve ser de 12 horas e não ultrapassar 14h. Quando for realizar algum exame laboratorial, sempre siga todas as orientações médicas e dos profissionais do laboratório.

Para todos os exames, nunca deixe de se alimentar por mais de 14 horas. “Nada mais pode ser coletado depois desse tempo, porque o organismo usa sua reserva e começa a queimar gordura e proteína, alterando os parâmetros laboratoriais”, alerta Nairo.

1.13 “Durante o jejum para exame de sangue é preciso evitar o consumo excessivo de água.” 1.14 “Pode haver contraindicação a respeito do uso medicação de rotina antes de fazer os exames.” 1.15 “Bebidas alcoólicas devem ser suspensas até 72 horas antes dos exames.”

Pode beber água? Quando você vai fazer exames que exigem jejum, a ingestão de água não é um problema — desde que seja água pura. Então, não precisa ficar com sede — beber água não altera os resultados dos exames de sangue.

Orientações necessárias. Deve manter a dieta habitual nos cinco dias que antecedem a realização deste exame, mas sem ingerir bebidas alcoólicas nas últimas 72 horas. - Caso solicitado em jejum, recomendamos que o jejum não seja superior a 14 horas.

O consumo de água não interfere nos resultados da coleta de sangue, em exames que requerem jejum. Já o exame de urina não exige jejum, mas o excesso de água pode alterar as taxas hormonais, devido à diluição da amostra. Entretanto, se seu exame envolve algum tipo de anestésico, você não poderá beber água.

Álcool e tabaco - A ingestão de bebidas alcoólicas e fumo podem causar variações nos resultados dos exames laboratoriais, seja pelo próprio efeito fisiológico in vivo, seja por interferência analítica in vitro.

Nunca fique de jejum por mais de 14 horas; em nenhum exame isso é necessário, pois nada mais pode ser aproveitado na coleta após esse tempo, além de alterar o resultado e ser prejudicial à saúde; 2. Também é preciso evitar atividades físicas pesadas por 24 horas antes do exame; 3.

O exame de glicemia em jejum serve para medir o nível da glicose na circulação sanguínea do paciente. É necessário estar de 8 a 12 horas de jejum, sem consumir nenhum tipo de alimento ou bebidas, apenas água é permitido. O exame é utilizado para investigar possíveis casos de diabetes e para controle da doença.