Quanto tempo de isolamento covid?

Perguntado por: . Última atualização: 29 de junho de 2023
4.6 / 5 18 votos

Em outubro de 2022, a pasta publicou uma nova nota sobre isolamento. As regras acima se mantêm, e o ministério também preconizou que, nos casos de febre ou sintomas respiratórios até o sétimo dia, o isolamento deve ser mantido até que se chegue a dez dias a partir dos sintomas.

- Pacientes que testaram positivo e estão com sintomas leves e moderados: sete dias de isolamento a partir do início dos sintomas; caso os sintomas persistam, deverá manter o isolamento até o décimo dia.

Com base nas evidências atuais, em geral, pessoas com quadros leves e moderados de covid-19 podem transmitir o vírus por 7 a 10 dias após o início dos sintomas. Entretanto, já observamos diferentes períodos de acordo com a variantes do SARS-CoV-2 em questão.

Geralmente os anticorpos só são produzidos em quantidades identificáveis pelos testes 8 dias após a contaminação. Por isso, indicamos o teste rápido para confirmação do diagnóstico apenas 8 dias após o início dos sintomas.

Estudos identificaram que o período de transmissão do vírus começa por volta de dois dias antes do surgimento do primeiro sintoma, durando até 10 dias após a aparição dos sintomas. O pico de transmissão ocorre por volta do quinto dia dentro deste intervalo.

Vacinação afeta duração dos sintomas
Segundo o levantamento, a duração dos sintomas na ômicron foi de 6,87 dias, em média, contra 8,89 dias da delta.

Além disso, por ser um teste que detecta o material genético do vírus, é preciso que o vírus esteja presente no material testado durante a coleta. Isso faz com que a realização do PCR-RT seja indicada, preferencialmente,entre o 3º e 4º da doença, podendo se estender até o 10º dia.

QUANTO TEMPO DEVO FICAR ISOLADO? As recomendações variam. No Brasil, desde janeiro de 2022, o Ministério da Saúde adotou um esquema em que, para casos leves e moderados, a pessoa infectada pode voltar à vida cotidiana a partir do sétimo dia sem apresentar febre ou sintomas respiratórios nas últimas 24 horas.

Dias 1, 2 e 3: a incubação
As milhares de cópias que são liberadas de cada célula invadida avançam cada vez mais no organismo — se elas iniciam os trabalhos na superfície do rosto, logo estão dentro do nariz, descem para a garganta e eventualmente podem chegar até os pulmões.

Já um estudo do Instituto Japonês de Doenças Infecciosas demonstrou que a carga viral da ômicron atinge seu pico de três a seis dias após a infecção e tende a desaparecer dez dias após o início dos sintomas ou o diagnóstico.

Toda pessoa com sintomas respiratórios, suspeita ou confirmada para COVID-19, que não precisar ficar internada, deve permanceer em isolamento domiciliar por no mínimo 10 dias a partir do início dos sintomas. Os contatos intra-domiciliares, mesmo que assintomáticos devem permanecer em isolamento por 14 dias.

A principal diferença é a presença da febre entre aqueles que não foram vacinados, o que indica um quadro mais grave. Eles também relatam mais dor de cabeça e dor de garganta em comparação com aqueles que tomaram duas ou mais doses do imunizante.

TESTE RÁPIDO ANTÍGENO PARA COVID-19.

Feito isso, considerando que a COVID-19 é uma doença que favorece o processo inflamatório (pró-inflamatória), conhecer o valor PCR é importante. Assim, dosar a proteína c-reativa no COVID é importante. Dessa forma, valores acima de 10 a 20mg/dL são comuns na fase inflamatória da doença.

O período médio de incubação por coronavírus é de 05 dias, com intervalos que chegam a 12 dias, período em que os primeiros sintomas levam para aparecer desde a infecção.