Quanto tempo as fezes podem ficar no intestino?

Perguntado por: zcastro . Última atualização: 1 de julho de 2023
4.9 / 5 9 votos

As fezes então são armazenadas em um local específico do intestino até serem evacuadas. Por incrível que pareça, esse processo de movimentação no intestino grosso dura cerca de 36 horas. Você deve estar pensando por que simples fezes levam tudo isso de tempo para irem embora do corpo.

Segundo o especialista em coloproctologia pelo Hospital Sírio Libanês dr. Rodrigo Barbosa, não existe uma regularidade certa para evacuar, mas o ideal é que você consiga defecar no máximo de três em três dias.

Essa é uma pergunta comum, mas a resposta pode surpreender muitas pessoas. O intestino humano pode armazenar até 4,5 quilos de fezes, dependendo do tamanho e da capacidade de cada pessoa.

A constipação intestinal está entre as doenças funcionais do intestino mais comuns, onde cerca de 80% das pessoas sofrem com esse problema. Porém, o que muitas delas não sabem é que ficar mais de 3 dias sem ir ao banheiro não deve ser considerado normal, muito pelo contrário, deve ser investigado e tratado.

Hora de ir ao banheiro
Todos os dias, produzimos cerca de 150 gramas de fezes. Elas ficam no reto, que tem 15 centímetros de comprimento, em média. Quando 30 gramas de cocô se acumulam no local, o esfíncter interno se abre para liberar as fezes, enviando um alerta para o cérebro de que é hora de visitar o banheiro.

Beber muita água e manter-se hidratado é uma ótima maneira de regular a digestão. Durante a lavagem intestinal, é necessário tomar de seis a oito copos de água morna por dia. Além disso, incluir alimentos com alto teor de água, como frutas e vegetais, também ajuda a limpar o intestino.

Sinais e sintomas de obstipação
Náuseas e vómitos; Sensação de que a evacuação não é feita completamente.

O acúmulo de fezes pode ativar inflamações e ulcerações na mucosa do intestino grosso e do reto. Além de causar diarreias, hemorragias e cólica, esta é uma doença crônica – o que significa que demandará tratamento para o resto da vida.

Em média, demora de 45 minutos a 2:30h. Portanto, contando o tempo que os alimentos ficaram no estômago, o bolo alimentar leva de 3 a 4 horas para cair no intestino grosso.

Fezes finas e longas podem ser sinais da doença. Esse sintoma é mais comum em casos já avançados e acontece porque o câncer pode bloquear a passagem das fezes no intestino e, assim, alterar o seu formato. Além disso, um dos sintomas mais comuns é sangue nas fezes, também conhecida como hematoquezia.

Beber água morna com limão logo pela manhã; Fazer massagem na barriga; Estabelecer uma rotina de horários disciplinada para se alimentar, se exercitar e evacuar; Ingestão maior de probióticos para recuperar a flora intestinal.

Macrogol 4000 é um agente osmótico com uma elevada capacidade de ligação à água utilizado no tratamento sintomático da prisão de ventre em adultos e crianças maiores de 6 meses. É um laxante osmótico suave, que amolece as fezes de forma gradual e que normalmente demora entre 24 a 72 horas a fazer efeito.

Veja a seguir!

  1. Beba água. O corpo precisa de muita água, principalmente para as funções vitais. ...
  2. Mexa-se! O exercício também contribui para melhorar o trânsito intestinal. ...
  3. Troque os refinados pelas fibras. O intestino precisa de fibras para empurrar os resíduos que ficam nele. ...
  4. Evite os sucos. ...
  5. Eduque seu intestino.

A complicação mais comum da constipação é o fecaloma, massa compacta de fezes endurecidas, que se deposita no reto ou no cólon sigmoide (parte final do cólon), e interrompe o trânsito intestinal. A tendência é o fecaloma aparecer mais nas pessoas com dificuldade de locomoção, como os idosos acamados e os cadeirantes.

3 alimentos que endurecem as fezes

  • Carne vermelha. A carne vermelha, principalmente a que contém grande quantidade de gordura, é um alimento de difícil digestão. ...
  • Doces com excesso de açúcar e gordura. ...
  • Alimentos ultraprocessados. ...
  • Qual a melhor fruta para prender o intestino?

No entanto, a quantidade de fezes eliminadas pode variar de acordo com a dieta, atividade física e hidratação. Em casos de constipação intestinal, é possível que a pessoa acumule uma grande quantidade de fezes no intestino, o que pode levar a uma evacuação de até 2 quilos de fezes de uma só vez.