Quanto de proteína tem um ovo cozido?

Perguntado por: . Última atualização: 29 de junho de 2023
4.3 / 5 9 votos

Ovo cozido é um prato de culinária feito a partir de ovos de galinha colocados inteiros, com a casca, numa panela de água até cozerem. Pode ser consumido só ou agregado a outros alimentos tradicionais. Na culinária da Irlanda, é utilizado para o preparo do prato típico Kala e quando "duro" como aperitivos.

Um ovo grande contém 77 calorias, com 6 gramas de proteína de qualidade, 5 gramas de gordura e traços de carboidratos. Em geral, a parte branca do ovo é a melhor fonte de proteína, com muito poucas calorias.

Ovo pequeno (38 gramas): 4,9 gramas de proteína. Ovo médio (44 gramas): 5,7 gramas de proteína. Ovo grande (50 gramas): 6,5 gramas de proteína. Ovo extra grande (56 gramas): 7,3 gramas de proteína.

'100 ovos por dia': por que fisiculturistas consomem tanto o alimento.

De acordo com o Instituto Ovos Brasil, incluir ovos em nossa alimentação diária pode contribuir para aumentar a imunidade e reduzir o risco de contrair doenças sazonais, como o resfriado. Recomenda-se consumir pelo menos dois ovos por dia, de forma equilibrada e como parte de uma dieta saudável e variada.

Os alimentos mais ricos em proteínas são os de origem animal, como a carne, o peixe, ovo, leite, queijo e iogurte.

11 g de

Enquanto que 100 g de ovo, cerca de 11 g de proteínas. Ou seja, seria necessário consumir aproximadamente 200g – o equivalente a três unidades – de ovos para alcançar a quantidade de proteínas que um bife fornece.

A quantidade de proteína no ovo é de 6 gramas. Ele pesa em média 50 gramas, sendo 3 gramas de proteína na parte amarela (gema) e 3 gramas na clara do ovo. A gema é responsável por aproximadamente 30,9% do peso do alimento e possui maior valor calórico, contendo proteína e gordura.

Uma unidade de ovo de galinha tem, aproximadamente, 6g de proteína. O alimento pode ser consumido diariamente, pois traz diversos benefícios para a saúde que vão além do aporte proteico. Rico em vitamina B12, promove a redução dos níveis de gordura e auxilia na formação de músculos.

Um estudo feito nos Estados Unidos mostrou que a ingestão integral do ovo (clara+gema), mantendo proporções de 1.8g de proteína por kg de peso, é mais eficiente na hora de aumentar a massa muscular.

Indivíduos sedentários ou pouco ativos: 0,8g/kg/dia. Indivíduos que praticam atividade física moderada: de 1,2 a 1,4g/kg/dia. Indivíduos que praticam atividade física intensa: 1,2 a 1,7g/kg/dia.

Mas os benefícios da clara de ovo, vão além disso, pela sua alta composição de proteínas, o consumo da clara de ovo promove saciedade. Com isso, seu consumo pode ajudar na perda e no gerenciamento de peso pois uma vez que se sentimos saciados, há redução da quantidade de alimentos que consumimos ao longo do dia.