Quanto de proteina tem um ovo?

Perguntado por: afrutuoso7 . Última atualização: 29 de junho de 2023
4.2 / 5 7 votos

Ovo, do ponto de vista alimentício, é um alimento de origem animal, podendo ser de diversas espécies animais, incluindo aves, répteis, anfíbios e peixes. São consumidos pelos humanos ao longo de milhares de anos. Ovos de aves e répteis consistem basicamente de casca do ovo, da clara do ovo e da gema.

Um ovo grande contém 77 calorias, com 6 gramas de proteína de qualidade, 5 gramas de gordura e traços de carboidratos. Em geral, a parte branca do ovo é a melhor fonte de proteína, com muito poucas calorias.

No geral, não existe um consenso de quantos ovos podem ser consumidos por dia. Mas, tenha certeza de que cerca de 3 unidades diárias não geram nenhuma consequência negativa. Inclusive, atletas de alto desempenho podem ultrapassar essa quantidade. Sendo assim, não há perigo algum em comer ovos todos os dias.

Se você deseja ingerir cerca de 100g de proteína por dia, pode facilmente consumir 25g (uma unidade) em cada refeição e comer alguns petiscos de proteína. Se você busca comer cerca de 150g por dia, pode simplesmente dobrar suas unidades de proteína em algumas refeições para atingir sua meta.

Os alimentos mais ricos em proteínas são os de origem animal, como a carne, o peixe, ovo, leite, queijo e iogurte.

5 ALIMENTOS PARA SUBSTITUIR O OVO

  • Filé de frango. Opte por 40 gramas de filé de frango. O frango é uma boa fonte de proteína magra com nutrientes essenciais como vitaminas A e do complexo B, C, D, E e K.
  • Grão-de-bico. Opte por 120 gramas de grão-de-bico. ...
  • Tofu.
  • Iogurte natural.
  • Patinho.

O ovo é rico em luteína e zeaxantina, dois potentes antioxidantes que combatem os radicais livres, evitando a oxidação de células de gordura e diminuindo os níveis de colesterol “ruim”, LDL, no sangue. Por isso, o ovo é considerado um importante aliado na prevenção de doenças, como aterosclerose, infarto e derrame.

Porque o consumo de ovos pela manhã pode ajudar a aumentar o gasto calórico e a queima de gordura corporal. Os ovos apresentam um efeito térmico maior que o carboidrato, por exemplo.

Saciantes e ideais para sua saúde cardiovascular
Escolha formas mais saudáveis na hora de preparar esse alimento, prefira ele cozido ou mexido, assim não existirá riscos. Os ovos são ricos em colina, nutriente que reduz os processos inflamatórios que acontecem por causa da homocisteína ou da proteína C reativa.

Muitos alimentos vegetais são ótimas fontes de proteína. Os grãos, por exemplo: feijões, lentilhas, tofu, grão-de-bico e ervilha fornecem boas quantidades do macronutriente, e podem fazer parte de pratos principais, saladas, tortas e lanchinhos.

Dica da Nutri #002 – O frango e seus derivados são as fontes de proteína mais baratas no Brasil.

Quando o objetivo é hipertrofia, a maioria das pessoas já sabe que as proteínas são importantes e fundamentais nesse processo. Um total de 1.4 a 2.0 g de proteína/kg de peso é necessário para esse objetivo.