Quanto de carboidrato por dia?

Perguntado por: . Última atualização: 29 de junho de 2023
4.3 / 5 18 votos

A quantidade de ingestão de carboidratos necessária para a saúde ideal em humanos é desconhecida, embora o subsídio dietético recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para adultos sem diabetes seja 130g/dia.

10 gramas

A Sociedade Internacional de Nutrição Esportiva recomenda o consumo de 8 a 10 gramas de carboidratos por quilo de peso corporal por dia, dependendo do exercício físico praticado e do período do consumo, ou seja, durante a preparação para com-petições e durante ou após a competição.

Quantos carboidratos devo comer? Ao tentar perder peso, consumir poucos carboidratos geralmente é mais eficaz. Em uma dieta low carb, idealmente, consuma menos de 50g de carboidratos por dia. Uma dieta mais rigorosa de baixo carboidrato ou cetogênica pode chegar a 20 gramas de carboidratos por dia.

Para otimizar a recuperação muscular, recomenda-se que o consumo de carboidratos esteja entre 5 e 8g/kg de peso/dia. Em atividades de longa duração e/ou treinos intensos, há necessidade de até 10g/kg de peso/dia para a adequada recuperação do glicogênio muscular e/ou aumento da massa muscular6.

Exemplos de carboidratos simples: 100g de açúcar = 100g de carboidratos.

Arroz

1. Arroz. Seja branco ou integral, o arroz é um alimento rico em carboidratos e uma opção presente em quase todas as mesas brasileiras. Sendo assim, não podemos deixar de fora essa ótima fonte de nutrientes, sais minerais (cobre, selênio e zinco) e ações antioxidantes.

28,1 g

"Em uma quantidade de 100 gramas de arroz branco cozido tipo 1 temos 128 calorias, 2,5 g de proteína, 0,2 g de lipídios e 28,1 g de carboidratos.

6 dicas para diminuir a compulsão por carboidratos

  1. Consuma alimentos ricos em fibras. ...
  2. Adicione fontes de proteínas nas refeições. ...
  3. Ingira gorduras boas ao longo do dia. ...
  4. Beba água. ...
  5. Mantenha uma alimentação equilibrada. ...
  6. Procure ajuda psicológica.

Fazer uma dieta sem carboidrato pode fazer mal para a saúde se ela não for bem orientada por um nutricionista, pois pode acabar levando à redução no consumo de vitaminas, minerais e fibras, que são nutrientes essenciais para o funcionamento do organismo.

Embora muitas pessoas não saibam, incluir carboidratos na alimentação ajuda no ganho de massa magra, isso porque eles atuam diretamente no fornecimento e estoque de energia para o corpo, economizando a energia das proteínas. São os carboidratos que ajudam a melhorar o desempenho e potencializa os ganhos do treino.

'100 ovos por dia': por que fisiculturistas consomem tanto o alimento.