Quanto de açaí posso tomar por dia?

Perguntado por: onogueira . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.1 / 5 11 votos

Mas, atenção: evite consumir em excesso, pois o açaí é um alimento altamente calórico. Apesar de ser fonte de gorduras boas, que dão uma força no emagrecimento, uma polpa de açaí tem 110 calorias. Assim, o ideal é restringir entre 100 g e 200 g, três vezes por semana.

“Normalmente, recomenda-se uma porção de 100ml a 200ml por dia. Por ser calórico, é interessante que seja consumido por aquelas pessoas que praticam atividades físicas e que têm maior necessidade de ingestão de calorias”, alerta.

As propriedades antioxidantes do açaí têm um papel fundamental na proteção do cérebro contra danos oxidativos e processos inflamatórios. Ao combater o estresse oxidativo causado pelos radicais livres, o açaí auxilia na prevenção de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer.

Como comer açaí? O açaí pode ser consumido de muitas formas. A polpa do fruto é utilizada em sucos, vinhos, licores, sobremesas, sorvetes e até mesmo em preparações salgadas, como acompanhamento ou molho para peixes e outros frutos do mar.

Além disso, o açaí na tigela apresentou-se como um alimento altamente calórico, fornecendo 330 Kcal (quilocalorias) em uma porção média de 300mL.

Açaí (Mega Matte) 300ml: 451 kcal. Mega Açaí (Mega Matte) 500ml: 623 kcal. Açaí (Saúde no Copo) 300ml: 264 kcal. Açaí + Banana (Amazoo) 200ml: 166 kcal.

Uma tigela de mais ou menos 500 g com banana e xarope de guaraná, por exemplo, tem aproximadamente 700 calorias. Caso haja o acréscimo de castanha ou granola, o valor calórico pode saltar para quase mil calorias.

O açaí pode ser consumido em qualquer horário do dia, porém por ele ser um alimento mais calórico o ideal é que seja consumido longe das principais refeições para evitar uma carga glicêmica alta no organismo, o que pode contribuir para o ganho de peso.

Como se trata de um alimento muito calórico, em grandes quantidades o açaí pode levar a hiperglicemia, o aumento de açúcar no sangue, e problemas para quem é diabético, especialmente se ele for acompanhado por elementos muito engordativos, como xarope de guaraná e leite condensado.

O segredo está em escolher o açaí puro, sem xarope, açúcares adicionados e conservantes. Para quem quiser adoçar, basta batê-lo com frutas, como banana, por exemplo, ou adicionar um fio de mel.

Conhecido por suas propriedades energéticas, o açaí é uma das iguarias mais populares do Amazonas que se espalhou e caiu no gosto brasileiro. Muito consumido pelos adeptos de esporte no pós-treino para repor as energias, ele pode prevenir doenças como o câncer, o diabetes e a anemia.

O açaí, por si só, já é muito calórico. Misturar a polpa da fruta com xarope de guaraná e outros produtos doces como caldas, leite em pó e chocolate faz o alimento se tornar prejudicial à saúde.

Existe alguma combinação perigosa em relação ao açaí? Segundo a nutricionista Luara, não existem combinações perigosas, o que existem são tabus alimentares, que podem se tornar barreiras a serem vencidas pelos nutricionistas quando indicam a combinação de açaí com outras frutas.

Interpretação de texto "É verdade que o açaí é uma das frutas mais calóricas que existem? Não é, não. Só para comparar, 100 gramas da fruta têm em média 65 calorias.

Benefícios do açaí
Além de ser uma boa fonte de energia, o açaí é rico em antioxidantes. Ou seja, ele fornece substâncias capazes de combater prejuízos que os radicais livres podem causar no corpo. Radicais livres são moléculas instáveis que circulam pelo organismo.

O açaí possui propriedades que auxiliam nas funções de memória, reposição energética, prevenção de doenças cardiovasculares e no bom funcionamento do intestino. Quais os benefícios deste fruto? O açaí é um alimento rico em proteínas, gordura vegetal, vitaminas (B1, C e E), minerais, fibras, etc.