Quanto custa uma vasectomia?

Perguntado por: . Última atualização: 29 de junho de 2023
4.5 / 5 9 votos

A média do preço no mercado varia entre R$ 1.000 até R$ 10.000. Isso depende muito do médico, da clínica ou hospital em que será realizada a cirurgia.

A vasectomia dura por muitos anos, sendo um procedimento sem prazo de validade. Após o procedimento o paciente é submetido a uma exame de espermograma para avaliar o sucesso da cirurgia. Em casos raros o paciente pode apresentar recanalização espontânea, que significa a ineficiência do procedimento anos depois.

Interessados em fazer laqueadura ou vasectomia pelo SUS devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência e expressar a vontade de utilizar o método. Como pré-requisitos, a pessoa deve ter, no mínimo, dois filhos vivos ou 21 anos.

Interessados em fazer laqueadura ou vasectomia pelo SUS devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência e expressar a vontade de utilizar o método. Como pré-requisitos, a pessoa deve ter, no mínimo, dois filhos vivos ou 21 anos.

Ainda que raro, é possível engravidar após vasectomia, principalmente nos 60 primeiros dias após o procedimento.

É muito comum haver algum inchaço generalizado no escroto que aparece no dia um ou dois e depois se resolve lentamente. Muitos homens também desenvolvem inchaço acima de um testículo que parece uma salsicha pequena no escroto.

Sim! O sonho da maternidade e paternidade é possível de ser alcançado para casais onde o homem passou por cirurgia de vasectomia. A reversão é uma boa opção para estes casos.

A recuperação leva de 10 a 12 dias e o paciente pode ter relação sexual uma semana após sua recuperação, mas utilizando métodos contraceptivos. “O paciente só poderá ter relação sexual sem o risco de engravidar sua parceira depois que se recuperar, passar por avaliação médica e for constatado espermograma zerado.

Desvantagens da vasectomia
A vasectomia não protege contra doenças sexualmente transmissíveis. Durante os primeiros meses, é necessário o uso de um método contraceptivo adicional para evitar gravidez. A reversão da vasectomia é um procedimento completo, e trata-se de uma cirurgia cara e que pode não ser 100% eficaz.

Depois da vasectomia
O paciente ainda deve permanecer sem sexo e ejaculação por um período de uma semana, já que esse é o tempo necessário que a sutura necessita para cicatrizar completamente.

Não causa dor, no máximo, em alguns casos, um breve desconforto; Métodos contraceptivo dos mais seguros, para casais que não desejam ter filhos; Não interfere na capacidade de ereção; Menos complicações em relação ao procedimento de laqueação das trompas na mulher.

Exames: Não são necessários exames de rotina pre operatórios, exceto em pacientes com doenças específicas, como diabéticos, que precisam ter a glicemia controlada antes da cirurgia.

- Certidão de Casamento/Declaração de União Estável (quando aplicável); - Carteira de Identidade; - Certidões de Nascimento dos filhos.