Quantas vezes por semana se deve treinar perna?

Perguntado por: avilela . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.6 / 5 15 votos

Treine pernas três vezes na semana: conforme Dani, outra dica valiosa é a de treinar as pernas três vezes na semana. “Para dar uma ênfase maior em quadríceps, por exemplo, faça mais exercícios para essa musculatura nos dias de perna.

A frequência de quem treina para alcançar a hipertrofia, por exemplo, não deve ser a mesma de quem treina apenas para perder peso. Outros fatores como idade e condições médicas também influenciam. O treino de perna pode ser feito até 5 vezes na semana, se o número de repetições e a quantidade de carga forem baixas.

Então, a dica para quem quer coxa e bumbum torneados é treiná-los duas vezes na semana com intensidade elevada, intervalo de recuperação adequado, volume e frequência. Dependendo da intensidade e volume de exercícios, o intervalo de recuperação pode variar entre dois e sete dias.

Treinar perna todo dia pode aumentar o risco de lesões
De acordo com a personal trainer Taysa Marques, o hábito de fazer o mesmo treino de pernas todos os dias dificulta a recuperação muscular.

O repouso deve ser sempre respeitado de 48 horas, mas podendo ser até 24 horas dependendo do grau de treinamento e do tipo de treino que a pessoa está fazendo no momento.

Frequência mínima
Ou seja, você pode treinar um grupo muscular apenas uma vez por semana desde que o bombardeie de exercícios com mais intensidade. Mas o ideal, de acordo com o especialista, é treinar os músculos 2 vezes por semana.

Por isso, exceto em casos em que há outra recomendação do treinador, o indicado é ter um intervalo de pelo menos 48 horas entre um treino e outro para o mesmo grupo muscular. Ou seja, pensando no intervalo mínimo necessário, você dever treinar pernas e glúteos, por exemplo, dia sim e dia não.

E, somente após 6 meses do início da atividade física, é que pode-se observar um ganho considerável de massa muscular. Os músculos que demoram mais tempo para se desenvolverem são o tríceps, parte interna das coxas e as panturrilhas.

Uma boa estratégia é dividir dando ênfase em suas porções, começar com os exercícios de quadríceps e terminar com os de posteriores e no outro dia de treino começar pelos posteriores e terminar com os de quadríceps.

Apesar de toda a polêmica, costuma-se considerar incorreta a divisão do treino de pernas. Você já deve ter ouvido falar em dividir o treino em anterior e posterior, no entanto, o grande problema dessa prática é que os movimentos mais completos ativam as duas musculaturas, como o agachamento.