Qual lado da apendicite feminina?

Perguntado por: amota . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.9 / 5 16 votos

Sintomas: – dor do lado inferior direito do abdome.

A apendicite pode causar dor em toda a região da barriga, porém o mais comum é que a dor ocorra na parte inferior do abdome do lado direito. Saber onde dói, quando se trata de uma possível apendicite, pode auxiliar na hora de buscar atendimento médico e diagnosticar a condição precocemente.

Os sinais da apendicite podem ser confundidos com outras doenças, como pedra nos rins, e outras enfermidades, principalmente nas mulheres, como cisto no ovário e infecção urinária. Às vezes a dor inicia perto do estômago e a pessoa pode achar que está com algum problema gástrico.

Apesar de raro, é possível que o paciente com apendicite tenha dor do lado esquerdo do abdômen, caso o apêndice seja mais comprido que o habitual e estenda-se até o lado esquerdo da cavidade abdominal.

O exame físico (a palpação) indica as chances de apendicite. Se quando aperta a região dói, e quando solta dói mais ainda, as chances são bem grandes. Outros exames que ajudam são os de imagem, como ultrassom e tomografia. Apendicite pode acontecer em qualquer idade, mas é mais comum no adulto jovem e nos homens.

Causas: Na maioria dos casos, a apendicite é provocada pela obstrução do apêndice com restos de fezes, resultando em inflamação. Sintomas: – dor do lado inferior direito do abdome.

A evolução da apendicite pode ocorrer em 72 horas, quando o problema já alcançou um estágio avançado e a infecção se tornou mais grave, podendo levar o indivíduo a uma perfuração ou formação de bloqueio. Para evitar que isso aconteça, é importante estar atento a alguns sinais que podem indicar apendicite.

Um dos sintomas mais comuns no início da apendicite é a falta de apetite. Em seguida, a dor abdominal, especificamente no lado direito e na altura do umbigo, surge como o maior sinal de alerta. Esse é um incômodo que começa de forma leve e, no decorrer do dia, ganha intensidade.

Sintomas e fatores de risco
O quadro da apendicite nos jovens e adultos são clássicos, seguidos de dor abdominal em andar superior que localiza em lado direito do abdome, associados com mal estar, febre, fraqueza, náusea.

Tossir e respirar profundamente torna a dor pior. Os ataques podem, ou não, começar com um resfriado, mas, geralmente, alguma ou muita febre está presente desde o início, juntamente com constipação, vômitos, perda de apetite e náuseas. Não espere.

A dor da apendicite pode atingir toda a barriga, entretanto o mais frequente é uma dor localizada na fossa ilíaca direita, que é a parte inferior do abdome do lado direito. A dor faz com que a pessoa assuma uma posição antálgica com as pernas flexionadas em direção ao abdome.

Sem dúvida, a dor no lado esquerdo da barriga pode sinalizar desde as questões mais simples, como a prisão de ventre, até pedra nos rins ou endometriose, por exemplo. Por isso, é imprescindível que a pessoa observe se há outros sintomas se manifestando no corpo, bem como a frequência e a permanência do incômodo.

A dor abdominal do lado esquerdo pode ser algo simples relacionado a má digestão ou excesso de gases, mas também pode ser algo mais complexo ligado aos órgãos internos dessa região como estômago e parte intestinal.

O processo de inflamação tende a ser muito rápido e pode durar por volta de 12 a 18 horas. As primeiras sensações de incômodo surgem ao redor do umbigo, mas é comum que a dor se concentre no lado inferior direito do abdome.

As compressas mornas são extremamente eficazes e está entre as melhores dicas de como aliviar dor na barriga. Colocar uma bolsinha térmica ou uma toalha aquecida no abdômen irá promover o relaxamento da musculatura, aliviando a dor por contração muscular e as cólicas².