Quanto tempo leva para um câncer de pulmão se manifestar?

Perguntado por: egomes2 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.8 / 5 10 votos

O câncer de pulmão leva muitos anos para se desenvolver. Após a exposição umas poucas células anormais aparecem no revestimento dos brônquios, e vão aumentando com a continuação da exposição. Com o tempo algumas se transformam em células cancerosas e formam o tumor. Isto pode demorar vários anos.

Quais os primeiros sintomas do câncer de pulmão?

  • dor óssea;
  • icterícia (cor amarelada de mucosas e pele);
  • nódulos próximos à superfície do corpo;
  • alterações no sistema nervoso.

O câncer de pulmão é um dos tumores malignos mais recorrentes e possui sintomas como tosse, dispneia (falta de ar), dor torácica, perda de peso, cansaço e presença de sangue no escarro.

Em quanto tempo um câncer se desenvolve? O tempo varia de acordo com a agressividade do tumor. No caso das doenças mais agressivas, pode levar poucas semanas, nas mais indolentes pode demorar muitos meses. Isso vale para os cânceres sólidos, bem como para os hematológicos.

O processo de formação do câncer é chamado de carcinogênese ou oncogênese e, em geral, acontece lentamente, podendo levar vários anos para que uma célula cancerosa prolifere-se e dê origem a um tumor visível.

cansaço ao menor esforço; dor no peito; tosse persistente; perda de peso sem motivo aparente.

O antígeno carcinoembrionário (CEA) pode contribuir no diagnóstico de diversos tipos de câncer, como câncer de intestino, pâncreas, pulmão, fígado, tireoide, entre outros. O valor de referência normal é de até 3 ng/mL em pessoas não fumantes e de até 5 ng/mL em pessoas fumantes.

Trata-se de uma tomografia do corpo inteiro do paciente, realizada após injeção na corrente sanguínea de um contraste com marcador químico que emite pequenas doses de radiação a fim de averiguar a presença de atividade tumoral localizada.

De forma geral, o prognóstico é menos favorável quando a doença é diagnosticada em fases mais avançadas. Quando diagnosticado em estágios mais iniciais, a sobrevida é bem maior. A faixa etária mais afetada é de pessoas entre 50 e 70 anos, mas esse tipo de câncer pode se manifestar também em pessoas jovens.

Dores no peito, ombros ou na zona lombar sem razão alguma, pode ser um alerta do seu corpo que está se debilitando com o tumor. É provável que o câncer de pulmão possa ter se espalhado para os ossos, gerando dor nos locais afetados.

Assim como ocorre com outros cânceres, a doença pode ser assintomática no início. No entanto, a grande maioria dos pacientes vai apresentar algum tipo de sintoma. Daí a importância de se realizar os exames periódicos para rastreio precoce da doença.

T1 – Tumor ≤ 3 cm no maior diâmetro, circundado por pulmão e pleura visceral, sem invasão proximal além do brônquio lobar. T1a(mi) – Adenocarcinoma minimamente invasivo, adenocarcinoma solitário, ≤ 3 cm predominantemente lipídico e ≤ 5 mm de invasão. T1a – Tumor ≤ 1 cm. T1b – Tumor > 1 cm mas ≤ 2 cm.