Qual o melhor remédio para distensão na virilha?

Perguntado por: igeraldes . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.7 / 5 20 votos

O tratamento para dor na virilha, geralmente, pode ser feito em casa com repouso, aplicação de gelo na região e uso de remédios analgésicos, como Dipirona.

Os AINEs mais utilizado na dor aguda incluem o diclofenaco, ibuprofeno, cetoprofeno e o piroxicam. No caso de lesões agudas de tecidos moles, o cetoprofeno tópico pode ser mais eficaz do que piroxicam tópico ou diclofenaco tópico.

O tratamento para a distensão da musculatura da virilha deve incluir um repouso relativo, permitindo a realização de actividades da vida diária suportadas pelo paciente, aplicação de gelo, toma de anti-inflamatórios não esteróides (se necessário e o paciente não suportar a dor) e realização de sessões de Fisioterapia.

Inicialmente, é recomendado uso de compressas e repouso. Posteriormente, esses cuidados são acompanhados pelo uso de analgésicos e anti-inflamatórios, e fisioterapia. O tratamento cirúrgico é indicado com menor frequência, ficando restrito às lesões mais avançadas.

Os anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), como o ibuprofeno ou o naproxeno, são comumente prescritos nesses casos. Esses medicamentos atuam reduzindo a produção de substâncias químicas responsáveis pela inflamação no corpo. Ao diminuir a inflamação, eles podem ajudar a aliviar a dor associada à distensão muscular.

A distensão na virilha possui 3 graus de severidade: grau I, grau II e grau III. Os praticantes de esporte podem voltar às suas atividades de acordo com o grau da lesão. Nesse sentido, nas lesões de grau I a expectativa de retorno é de 1 a 2 semanas após a recuperação da lesão.

Usar medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios segundo orientação médica. Além destas atitudes iniciais, sessões de fisioterapia podem ser iniciadas após 48h auxiliando na recuperação dos movimentos e fortalecimento da musculatura. Em lesões graves uma cirurgia pode ser indicada.

A sensação de dor pode ser acompanhada de hematoma na região da virilha, sensibilidade à palpação e diminuição da força muscular.

A principal causa de dor na virilha são exercícios físicos como a corrida ou o excesso de atividades relacionadas às pernas. A dor na virilha pode se apresentar devido a uma lesão muscular, que acontece depois da realização dessas atividades.

Creme de clotrimazol 1% Canesten® — Este creme antifúngico trata a infecção e alivia os sintomas desconfortáveis.

Além disso, dependendo da gravidade da lesão, pode ser classificada da seguinte forma:

  1. Primeiro grau: leve dano às fibras musculares;
  2. Segundo grau: ruptura parcial do músculo;
  3. Terceiro grau: ruptura muscular total das fibras musculares.

O tratamento inicial inclui modificação da atividade, que pode incluir, temporariamente, muletas. O gelo e a medicação anti-inflamatória são apropriados para as lesões musculares agudas. À medida que os sintomas melhoram, exercícios suaves de alongamento e fortalecimento são apropriados.

Os anti-inflamatórios não-esteroides em geral são mais usados para tratar problemas mais simples, como artrite reumatoide, artrose, gota, bursite, cólicas menstruais, traumas e contusões. Entre os princípios ativos mais conhecidos estão o ácido acetilsalicílico, a dipirona sódica e o ibuprofeno.

Anti-inflamatório/Relaxante Muscular (13)

  • Beserol (2)
  • Infralax (2)
  • Mioflex (2)
  • Tandene (1)
  • Tandriflan (1)
  • Tandrilax (2)
  • Torsilax (2)
  • Trimusk (1)

1 – Carisoprodol (Mioflex)