O que é pubalgia de Arrascaeta?

Perguntado por: idinis . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.5 / 5 13 votos

Agora o profissional volta para explicar a pubalgia, lesão que está afetando Arrascaeta. “Pubalgia é um termo utilizado para dores na região pubiana, também conhecido como osteíte púbica, talvez um termo genérico para abrangência desse tipo de dor que pode envolver virilha, abdômen e a própria sínfise do púbis.

Arrascaeta tenta lidar com o problema muscular na coxa há algum tempo, e em função de um desequilíbrio na região viu a situação se transformar em uma pubalgia crônica. Os músculos adutores se fixam no púbis, logo são intimamente relacionados.

Arrascaeta sofreu a lesão no adutor da coxa esquerda em 19 de março, no clássico contra o Vasco na semifinal do Campeonato Carioca. Desde então, o meia está entregue ao departamento médico e já ficou de fora de cinco partidas do time: Fluminense, duas vezes, Aucas-EQU, Maringá e Coritiba.

A pubalgia é uma condição que causa dor na virilha e na região central do púbis, conhecida como sínfise púbica (região baixa do abdômen, púbis e virilha).

A principal queixa do paciente com pubalgia é dor na parte inferior do abdômen, que pode irradiar para a parte de dentro das coxas, região genital, testículos ou períneo. Esta dor ocorre durante a prática esportiva e é frequente durante episódios de chute ou ao realizar abdominais.

O retorno à atividade desportiva pode ocorrer nos casos mais ligeiros ao fim de 3 a 5 dias. Nos casos mais graves, o repouso e tratamento devem durar 3 semanas a 3 meses, podendo demorar até 6 meses.

Uma das bases do tratamento da osteíte púbica é o uso de remédios anti-inflamatórios. Provavelmente , seu médico irá prescrever esta classe de medicamentos para aliviar a dor e diminuir a inflamação local. Alguns exemplos de anti-inflamatórios são diclofenaco, cetroprofeno, celecoxibe, ibuprofeno dentre outros.

A principal recomendação dos ortopedistas é parar os treinos por um tempo e investir na fisioterapia até a inflamação regredir.

Em outubro de 2022, em entrevista à ESPN, Arrascaeta admitiu que estava atuando mesmo com pubalgia às vésperas da decisão da Conmebol Libertadores contra o Athletico-PR e da Copa do Mundo do Qatar, competição a qual esteve presente pelo Uruguai.

De acordo com fontes ouvidas pela reportagem, o uruguaio tem um estiramento de grau 3 na coxa esquerda, que foi detectado após a vitória por 3 a 1 sobre o Vasco, em 19 de março, pela volta da semifinal do Campeonato Carioca.

O principal sintoma da pubalgia é a dor na parte da frente do osso púbico, que pode se estender ou estar localizada também na virilha, na parte superior das coxas e na parte inferior do abdômen. Ainda podem ser afetadas as regiões genitais.

Aqui estão alguns exemplos de exercícios comumente prescritos para a pubalgia: Exercícios de fortalecimento do core: Exercícios como prancha frontal, prancha lateral, ponte de glúteos, abdominais e exercícios de estabilização pélvica podem ser incluídos.

É possível prevenir a ocorrência de pubalgia com um treino especificamente programado e adaptado a cada atleta, de acordo com a sua situação clínica e modalidade desportiva que pratica.