Quantas vezes por semana o ser humano deve defecar?

Perguntado por: oandrade . Última atualização: 1 de julho de 2023
4.4 / 5 12 votos

— Se fala no mínimo em três evacuações completas por semana, ou seja, evacuação satisfatória, embora essa frequência possa variar muito de indivíduo para indivíduo. Não existe uma frequência para todo mundo. Então, um ritmo intestinal adequado é aquele que deixa o paciente satisfeito.

A maioria das pessoas terá entre uma evacuação de três vezes ao dia a três vezes por semana”, acrescentou May. “Em qualquer lugar nesse intervalo, consideramos normal.”

Para a maioria da pessoas é considerado normal defecar de 3 vezes por dia até 3 vezes por semana. Outras pessoas podem ficar até uma semana ou mais sem defecar, não experimentando desconforto ou prejuízo. Os hábitos intestinais normais são afetados pela dieta. A maioria das pessoas tem um dieta pobre em fibras.

O hábito intestinal do ser humano varia enormemente de indivíduo para indivíduo, de tal forma que consideramos um hábito intestinal normal, o que varia de 3 evacuações ao dia até 3 evacuações por semana.

A constipação intestinal está entre as doenças funcionais do intestino mais comuns, onde cerca de 80% das pessoas sofrem com esse problema. Porém, o que muitas delas não sabem é que ficar mais de 3 dias sem ir ao banheiro não deve ser considerado normal, muito pelo contrário, deve ser investigado e tratado.

Não se desespere acreditando no mito de que se deve evacuar todos os dias. Considera-se normal evacuações a cada 3 dias, assim como o contrário também deve ter limite, onde o normal é evacuar no máximo 3 vezes por dia.

36 horas

As fezes então são armazenadas em um local específico do intestino até serem evacuadas. Por incrível que pareça, esse processo de movimentação no intestino grosso dura cerca de 36 horas. Você deve estar pensando por que simples fezes levam tudo isso de tempo para irem embora do corpo.

Se você não conhece a Escala de Bristol e os tipos de fezes, clique aqui para entender mais sobre o assunto. Uma forma de saber como se o seu intestino está saudável é analisando seu cocô. O ideal é que ele tenha um formato “salsicha” e não seja nem muito duro ou muito mole, além de sair sem esforço.

Veja a seguir!

  1. Beba água. O corpo precisa de muita água, principalmente para as funções vitais. ...
  2. Mexa-se! O exercício também contribui para melhorar o trânsito intestinal. ...
  3. Troque os refinados pelas fibras. O intestino precisa de fibras para empurrar os resíduos que ficam nele. ...
  4. Evite os sucos. ...
  5. Eduque seu intestino.

Beber muita água e manter-se hidratado é uma ótima maneira de regular a digestão. Durante a lavagem intestinal, é necessário tomar de seis a oito copos de água morna por dia. Além disso, incluir alimentos com alto teor de água, como frutas e vegetais, também ajuda a limpar o intestino.

Sinais e sintomas de obstipação
Náuseas e vómitos; Sensação de que a evacuação não é feita completamente.

Alterações no formato, cor e cheiro das fezes podem indicar diversas doenças, principalmente se acompanhadas de sangue. Fezes alongadas e finas, podem ser sinal que algo está bloqueando o intestino, impedindo-as de ocupar todo o órgão. Tumores, como por exemplo o câncer colorretal, podem causar essas alterações.

Use alimentos como um laxante natural
Beber suco de ameixa também tem se mostrado benéfico. Um ensaio clínico de 2021 aponta que comer dois kiwis por dia é tão poderoso quanto as ameixas no aumento da frequência das fezes e na redução do esforço –e tem o benefício adicional de ajudar contra o inchaço.

Macrogol 4000 é um agente osmótico com uma elevada capacidade de ligação à água utilizado no tratamento sintomático da prisão de ventre em adultos e crianças maiores de 6 meses. É um laxante osmótico suave, que amolece as fezes de forma gradual e que normalmente demora entre 24 a 72 horas a fazer efeito.

Antes de mais nada, é preciso saber que alimentos ricos em fibras como ameixa, abóbora, aveia, chia, laranja e mamão contribuem para a formação do bolo fecal servindo como laxante.