Quantas vezes por ano a rosa do deserto da flor?

Perguntado por: amendes4 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 19 votos

'Nossa família cultivava a orquídea, mas percebemos que a rosa do deserto é mais fácil de cuidar por ser mais rústica e floresce de sete a oito vezes por ano, diferentemente da orquídea que demora mais tempo para florir', diz Natália Lin.

Quando as rosas do deserto florescem? A floração das rosas do deserto dura varias semanas, isso no meses de primavera e verão.

Por que não floresce? Há inúmeros fatores que podem prejudicar a floração em uma rosa do deserto. Os principais motivos são: falta de poda, adubação em excesso sem correção de solo e até mesmo falta de irrigação, visto que muitos cultivadores ainda acreditam que não é preciso regá-la com frequência.

É possível incentivar a floração das rosas-do-deserto com duas técnicas: poda drástica e adubação. As podas drásticas podem deixar a sua planta feia e esquisita, mas são importantes à forma e floração dos Adeniums.

Rosa do deserto: como cuidar para florir
É importante posicionar sua rosa do deserto podada longe do sol direto e após aproximadamente quatro dias, a coloque para tomar o sol da manhã. Ao surgimento de novos brotos, volte a posicioná-la para receber luz do sol diária.

dois anos

A rosa-do-deserto assim plantada costuma dar flor entre um e dois anos, mas, para conquistar aquele caule grosso e sinuoso que vemos em exemplares de exposição, você terá de "trabalhar" a planta periodicamente, como um bonsai.

Mas se sua rosa do deserto não tem nenhum sinal de emenda ela é uma muda de semente. Assim fica fácil você saber quanto tempo sua rosa do deserto demora para dar flor. Se você comprou um enxerto já com galhos compridos é provável que ele logo vai dar flores.

A melhor época de podar rosa-do-deserto é quando a temperatura ambiente está bem quente, ou seja, no verão. Isso não quer dizer que ela não pode ser podada no outono, porém, nessa estação do ano, vai demorar mais para brotar. Com a rosa-do-deserto é assim: seu crescimento é devagar, mas vale a pena esperar.

O ideal é equilibrar entre adubos balanceados como um 10-10-10 e 20-10-10 entre as adubações. Para rosas do deserto use também adubos de liberação lenta, dentre eles existem dois tipos os adubos revestidos com enxofre que liberam seus nutrientes em 8 semanas e os revestidos com polímero que liberam em 12 semanas.

Pode sim tá aí todas as folhas ou não tem planta que vai cair tem planta que vai crescer.