Quantas latas de cerveja para ser pego no bafômetro?

Perguntado por: ifogaca . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.9 / 5 20 votos

O motorista não pode ingerir nenhuma lata de cerveja alcoólica se for dirigir. A tolerância é zero no etilômetro. Portanto, se consumir 1 lata, já será detectado no teste do etilômetro. O álcool é metabolizado pelo fígado a uma taxa de aproximadamente 0,15 g/100mL/hora, ou seja, quase um quarto de cerveja por hora.

Café forte e puro ajuda a dilatar os vasos sanguíneos, o que facilita a circulação do sangue e acelera a eliminação das toxinas do álcool. Mas não exagere.

Dirija apenas 24 horas depois de beber
Embora a metabolização completa do álcool aconteça em até 6 horas, não é recomendado dirigir no mesmo dia em que se bebe. Isto porque, mesmo depois de eliminado do organismo, o álcool provoca alguns efeitos adversos que podem atrapalhar a concentração no trânsito.

A recomendação dada pela Polícia Rodoviária Federal é aguardar 12 horas para dirigir após o consumo de bebida alcoólica. Isso porque o álcool permanece no organismo por esse período e pode prejudicar a habilidade do motorista, aumentando o risco de acidentes.

Cerveja sem álcool passa no bafômetro? Sim. A legislação brasileira somente autoriza produtos com teor de álcool inferior a 0,05% a declararem 0,0%. Esse é o caso da Heineken 0.0, que tem o residual de álcool menor que alguns sucos de fruta ou produtos fermentados como alguns tipos de iogurtes.

Mas, em média, exames de sangue podem detectar o álcool na corrente sanguínea por até 6 horas. Em bafômetros e testes de saliva, a detecção pode durar entre 12 e 24 horas. Na urina, esse período aumenta entre 12 e 72 horas. Já em folículos capilares, o teste pode detectar até 90 dias após o consumo do álcool.

Não adianta tentar escapar do teste do bafômetro: na prática, nenhuma das estratégias para “enganar” o aparelho funciona. Caso você tenha sido multado por dirigir sob a influência de álcool ou por se recusar a soprar o bafômetro, é possível tentar reverter a situação. Basta apresentar recurso contra a infração.

No entanto, segundo especialistas do Detran. SP, nenhuma dessas práticas é capaz de interferir no teste do etilômetro, equipamento popularmente conhecido como bafômetro. O único jeito de não ser pego no teste é não ingerir bebida alcoólica antes de dirigir.

Ao condutor, é possível verificar se o aparelho está vistoriado por meio dos números de registro do aparelho, informados no auto de infração, junto aos dados do condutor e dos níveis alcoólicos apresentados no exame. A verificação pode ser feita por meio do Portal de Serviços do INMETRO nos Estados (PSIE).

Em resumo, embora a recusa em realizar o teste do bafômetro não leve à perda automática da CNH, essa atitude pode trazer outras consequências graves, como multa e suspensão da habilitação, além de impedir que o condutor exerça plenamente seu direito de defesa em caso de suspeita de embriaguez ao volante.