Quantas e quais são as fases da Revolução Francesa?

Perguntado por: amoura . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.4 / 5 3 votos

Para fins de estudo, a Revolução Francesa é dividida em três fases: Monarquia Constitucional (1789-1792); Convenção Nacional (1792-1795); Diretório (1795-1799).

Ao longo da revolução, a França viveu as seguintes fases: Assembleia Nacional Constituinte, Assembleia Legislativa, Convenção Nacional e Diretório.

3ª fase: Diretório (1794-1799)
A fase do Diretório se caracteriza pela ascensão da alta burguesia, os girondinos, ao poder. Adversários dos jacobinos, seu primeiro ato é revogar medidas como o congelamento de preços. No entanto, acabaram atraindo antipatia da população ao fazê-lo.

Diretório (1795-1799)
A última fase da Revolução Francesa começou quando os girondinos assumiram o poder. Eles retomaram políticas antigas e retiraram alguns direitos conquistados pelos jacobinos.

A Revolução Francesa aconteceu entre os anos de 1789 e 1799, marcando o fim da monarquia e a criação de uma república baseada nos princípios de liberdade, igualdade e fraternidade. Antes dessa transformação, a sociedade da França era estruturada nos moldes do feudalismo.

1) Revolução Puritana e a Guerra Civil; 2) República de Oliver Cromwell; 3) Restauração da dinastia dos Stuart; 4) Revolução Gloriosa.

A primeira fase foi caracterizada pela máquina a vapor. Já a segunda pelos avanços na comunicação, como o advento do avião, telefone e televisão. E a terceira fase é definida pelo crescimento tecnológico e o avanço da biotecnologia.

A Revolução Francesa dividiu-se em três fases: Assembleia Nacional Constituinte e Assembleia Legislativa (1789-1792), Convenção (1792-1795) e Diretório (1795-1799).

Principais fatos e características da Primeira Fase da Revolução Francesa: Jacques Necker, que era uma espécie de ministro da economia de Luís XVI, propôs ao rei, em 1789, a cobrança de impostos sobre o Primeiro e o Segundo Estados.

Causas da Revolução Francesa
A Revolução Francesa foi resultado da crise econômica, política e social que a França viveu no final do século XVIII. Essa crise na França foi consequência direta de uma sociedade marcada pela desigualdade típica do Antigo Regime, nome pelo qual ficou conhecido o absolutismo na França.