Quando usar vírgula exemplo?

Perguntado por: . Última atualização: 29 de junho de 2023
4.2 / 5 10 votos

A vírgula é utilizada para separar elementos ou locuções explicativas ou corretivas, como “a propósito”, “além disso”, “digo”,” isto é”, “ou seja” etc. Exemplo: O Flamengo é o campeão do Brasileirão de 2019, ou seja, venceu vários jogos para se consagrar como o melhor time do ano.

A vírgula é utilizada na escrita para indicar leves pausas e para destacar elementos no enunciado, ajudando a evitar ambiguidade. A vírgula é um sinal de pontuação muito usado na escrita, sendo responsável por indicar pequenas pausas e por separar e conectar alguns termos no enunciado.

A vírgula, a exemplo de outras pontuações, exerce 3 funções principais na linguagem escrita: 1ª: representar uma pausa ou uma mudança na entonação; 2ª: separar palavras ou orações que precisam de destaque; 3ª: eliminar ambiguidades e esclarecer o conteúdo da frase.

Aqui cabe ressaltar: 1) A vírgula antes do “e” pode aparecer nos casos em que o sujeito das duas orações é o mesmo. Trata-se de um recurso estilístico de ênfase. “Passeamos pouco pela manhã, e ainda menos à tarde, pelo mau tempo que fazia.”

Ex.: Quero, diga ele o que diga, que esclareças tudo. 6. Em qualquer das situações anteriores, pode ser colocada uma vírgula depois do que, quando se lhe segue um sintagma explicativo, circunstancial, uma oração, etc. Ex.: Penso que, quaisquer que sejam as circunstâncias, o deves ouvir com atenção.

Se ele introduzir uma enumeração (exemplos), a vírgula é necessária, em razão da pausa que se faz na fala. Em se tratando de comparações, não.

Perceba que o ponto final foi usado apenas ao fim do enunciado, quando a ideia expressa se encerra. No meio do enunciado, o uso da vírgula serve para indicar uma pausa breve, mas que não encerra o enunciado, desenvolvendo ainda a ideia do enunciado todo.

Colocar ponto apenas no final do parágrafo
Quando você só coloca o ponto ( . ) no final de um parágrafo, as frases ficam grandes demais, e isso atrapalha a coesão e a coerência do texto. O ideal que cada parágrafo seja dividido em, pelo menos, dois períodos.

6- Antes de “quando”: Não se usa vírgula antes de “quando” que introduz uma ação relacionada com a ação anterior, praticamente simultânea a ela. Esse “quando” pode ser substituído por “no momento em que”, “no tempo em que”: Exemplos: Chegou quando ela ainda estava na mesa de cirurgia.

Assim, qualquer que seja a ordem da frase apresentada, a expressão «por favor» deverá aparecer entre vírgulas: «Por favor, dirija-se ao balcão para pegar a sua senha.» «Dirija-se ao balcão, por favor, para pegar a sua senha.»

Aliás, é o proceder do Dicionário editado pela Academia Brasileira de Letras: Quem viver, verá. Há uma terceira situação: se o verbo for idêntico nas duas orações, a vírgula é indispensável: Quem sabe, sabe.