Quando usar ponto e virgula?

Perguntado por: lsalgueiro . Última atualização: 29 de junho de 2023
4.1 / 5 3 votos

O sinal de ponto e vírgula deve ser utilizado quando houver a necessidade de uma pausa maior que uma vírgula e menor que um ponto final. A função do ponto e vírgula, basicamente, é a de atribuir clareza a uma frase, de modo a organizar os itens apresentados.

Os dois-pontos são uma breve pausa que inicia um período ligado ao anterior, enquanto o ponto e vírgula servem para indicar uma pausa mais prolongada, com períodos relacionados, mas menos dependentes entre si.

Perceba que o ponto final foi usado apenas ao fim do enunciado, quando a ideia expressa se encerra. No meio do enunciado, o uso da vírgula serve para indicar uma pausa breve, mas que não encerra o enunciado, desenvolvendo ainda a ideia do enunciado todo.

A vírgula é utilizada para separar elementos ou locuções explicativas ou corretivas, como “a propósito”, “além disso”, “digo”,” isto é”, “ou seja” etc. Exemplo: O Flamengo é o campeão do Brasileirão de 2019, ou seja, venceu vários jogos para se consagrar como o melhor time do ano.

Colocar ponto apenas no final do parágrafo
Quando você só coloca o ponto ( . ) no final de um parágrafo, as frases ficam grandes demais, e isso atrapalha a coesão e a coerência do texto. O ideal que cada parágrafo seja dividido em, pelo menos, dois períodos.

Não existe nenhuma restrição quanto ao emprego da conjunção coordenativa e precedida de ponto-e-vírgula. No Prontuário Ortográfico e Guia da Língua Portuguesa não existe qualquer referência à conjunção; leia-se: «O ponto-e-vírgula representa maior pausa do que a marcada pela vírgula.

O ponto e vírgula é também usado na separação de conjunções adversativas (mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto, apesar disso, ainda assim, não obstante) e conclusivas (logo, portanto, assim, por isso, por consequência).

Como usar a vírgula

  1. Para enumerar. ...
  2. Antes das orações introduzidas por orações adversativas. ...
  3. Para marcar o deslocamento de adjuntos e orações adverbiais. ...
  4. Para separar o aposto. ...
  5. Para separar o vocativo. ...
  6. Para separar orações adjetivas explicativas. ...
  7. Para indicar a supressão do verbo. ...
  8. Antes do “e”

Usamos vírgula antes de “que” quando a oração iniciada por esse “que” acrescenta ao antecedente a que se refere uma informação acessória, dispensável ao sentido essencial da frase. No caso 1, a vírgula indica que eu tenho uma única blusa vermelha, e estou acrescentando a informação de que ela está no varal.

Use a vírgula para destacar a informação do adjunto adverbial: Hoje, todos os envolvidos na criação e os que nele trabalharam e trabalham têm motivo de sobra para comemorar — disse o senador. Hoje todos os envolvidos na criação e os que nele trabalharam e trabalham têm motivo de sobra para comemorar — disse o senador.