Quando usar hub ou switch?

Perguntado por: icalixto2 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 10 votos

Uso mais indicado: Hub ou Switch? Hub: Os hubs são mais indicados para redes simples, sem grande volume de transferência de dados e que não necessitam de segurança extrema. Switch: Já os switchs trazem mais agilidade e segurança, por isso são perfeitos para redes profissionais e com um tamanho maior.

Apesar de ser um aparelho mais antigo e com menos recursos, o Hub acaba sendo indicado para redes locais mais simples, com menos dispositivos conectados e com baixa transferência de dados.

Os switches podem estar em ambientes residenciais ou corporativos, possuir muitas portas de rede, serem empilháveis, gerenciáveis, não gerenciáveis e PoE, ou seja, transmitirem dados e energia elétrica simultaneamente para os dispositivos conectados.

Em comparação, os hubs de rede enviam os pacotes indiscriminadamente para todos os dispositivos conectados. Ao fazer com que o switch envie dados apenas para o dispositivo pretendido, o switch evita sobrecarregar a rede com tráfego, economizando largura de banda e desempenho para todos os usuários.

Quais as vantagens de se ter um HUB? Um HUB pode se adaptar a redes de diversos tamanhos, de acordo com o número de portas que tiver. As portas são as entradas pra conectar o cabo de rede que depois é plugado também no computador.

Ao contrário do hub, um switch opera na camada de enlace dos dados, ou seja, na camada 2 do modelo OSI e utiliza tabelas para endereçar individualmente o tráfego dos pacotes de dados, além de protocolos que possibilitam gerenciar o fluxo de dados pela rede.

Um roteador (router) é um equipamento que tem a função básica de receber e direcionar pacotes de dados dentro de uma rede ou para outras redes. Esse tipo de dispositivo é mais avançado do que o switch.

Utilização de Hub ou Switch. Tráfego de Rede através de um equipamento que distribui os dados para toda a rede. Vantagens: Velocidade muito maior; Se um cabo for cortado, apenas um PC ficará sem a conexão. Desvantagens: Preço dos equipamentos; Se o Hub ou Switch queimar ou estragar, toda a rede cairá.

Nintendo Switch Online

  • Partilha a diversão com jogo online. Compete com rivais ou une forças com amigos online em títulos para a Nintendo Switch compatíveis, como Mario Kart 8 Deluxe, Animal Crossing: New Horizons e Super Smash Bros. ...
  • Joga clássicos da NES, Super NES e Game Boy. ...
  • Ofertas exclusivas para membros.

Os switches gerenciáveis permitem a criação de grupos específicos na rede, através de VLAN. Em outras palavras, você poderá dar acesso ao time comercial apenas aos arquivos que são importantes para o setor, o mesmo serve para o financeiro ou o setor jurídico.

Vale salientar que essa interligação de switches usando cabo de rede só permite a interligação de até cinco switches. Já vimos que podemos interligar switches usando um cabo normal ligando uma ponta em cada switch e que, em geral, são usadas as portas mais rápidas.

O switch viabiliza a construção de redes de comutação de dados permitindo a integração de computadores, rádios outdoor, roteadores e câmeras IP. Além disso, sua função QoS permite a priorização do tráfego de dados, voz e vídeo.

A quantidade de portas disponíveis em cada switch varia de acordo com cada modelo. Pequenos switches para redes residenciais geralmente possuem 4 ou 8 portas, porém alguns sistemas possuem 24 ou 48 portas, podem facilmente ser empilhados e atingir centenas de portas.

Existem dois tipos de hubs, os hubs passivos e os hubs ativos.