O que é o centro do Sistema Solar?

Perguntado por: oaguiar . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.7 / 5 19 votos

O Sol é uma estrela anã amarela que se encontra no centro do sistema solar, e em um braço externo de nossa Galáxia, a Via Láctea. Sua massa constitui à 99,8% da massa do sistema solar.

Ela foi postulada com base em estudos bastante antigos, datados da época da Antiguidade, que indicavam que o Sol era um corpo celeste que era o centro do Universo e, ainda, que os demais corpos celestes, como a Terra, orbitavam o Sol.

Heliocentrismo O heliocentrismo é uma teoria que defende que o Sol é o centro do Universo. Portanto, de acordo com a lógica dessa teoria astronômica, os planetas orbitam o Sol.

Na escola, aprendemos que o Sol é o centro do sistema solar, e que todos os outros objetos que o compões, como planetas, cinturões de asteroides e cometas, orbitam ao redor dele.

Nicolau Copérnico

Nicolau Copérnico (1473-1543), astrônomo e matemático polonês, deu forma ao sistema Heliocêntrico, onde a palavra “hélio” representa o nome do deus Sol dos romanos. Copérnico desenvolveu um sistema bem compreensível, no qual o Sol estaria no centro, fixo e imóvel.

O Sol aparece todas as manhãs, aproximadamente no mesmo lado do horizonte (Leste) e se põe ao entardecer, no lado oposto (Oeste). Leste (L): o lado onde o Sol nasce no horizonte pela manhã indica o leste. Oeste (O): o lado onde o Sol se põe no horizonte indica o oeste.

Você observará que o nascer do Sol pode variar para a direita ou para a esquerda do ponto cardeal leste ao longo do ano. Isso acontece porque, ao fazer seu movimento de rotação e translação, a Terra recebe a incidência da luz do Sol de diferentes maneiras, alterando a região do planeta mais ou menos iluminada pelo Sol.

Glúons: são chamados de Força Nuclear Forte, e possuem a maior força do Universo, inclusive maior que a força da gravidade.

Uma delas foi criada por um filósofo grego, Empédocles, por volta do século V a.C. Segundo ele, tudo que existe no universo seria composto por quatro elementos principais: terra, fogo, ar e água.

O elemento químico mais abundante no Universo é o hidrogênio (H). Estima-se que ele constitui 75% da massa de toda matéria e que representa 93% dos átomos do cosmo.

O centro de Saturno é composto por um núcleo denso de rocha, gelo e água. O planeta já foi explorado por cinco missões espaciais.

A Via Láctea é uma galáxia do tipo espiral normal. Ela abriga diversos sistemas de estrelas, dentre os quais está o Sistema Solar. Ouça o texto abaixo!