O que é gravura e xilogravura?

Perguntado por: amartins9 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.4 / 5 2 votos

Xilogravura é uma técnica de impressão muito antiga que consiste numa gravura na qual se utiliza uma madeira como matriz, possibilitando a reprodução da imagem gravada sobre papel ou outro suporte adequado. Esse processo é muito parecido com o carimbo.

O material da matriz pode variar, sendo chamada de xilogravura aquela que tem uma matriz em madeira, gravura em metal para as que têm uma placa de metal como matriz, litografia para a que a imagem é criada sobre uma pedra e depois transferida para o suporte e, finalmente, a serigrafia, técnica que se utiliza de uma ...

Basicamente, a gravura é uma técnica artística que faz uso da linguagem visual. Exemplificando, a imagem se dá por meio da impressão de uma matriz, nela o desenho é gravado com uma ferramenta chamada buril.

A “xilo” é muito conhecida no Brasil por ser a técnica utilizada nas ilustrações de cordéis. A gravura em metal tem como matriz uma placa de metal (geralmente em cobre, por ser mais macio). Diferente da “xilo”, na gravura em metal a parte a ser impressa é aquela que é encavada no metal.

Gravura é o termo que designa, em geral, desenhos feitos em superfícies duras - como madeira, pedra e metal - com base em incisões, corrosões e talhos realizados com instrumentos e materiais especiais. Ao contrário do desenho, os procedimentos técnicos empregados na gravura permitem a reprodução da imagem.

As técnicas mais conhecidas, no campo da Gravura, são: Xilogravura, Linóleo, Litografia, Gravura em metal (Buril, Água-forte e Água-tinta) e Serigrafia.

As mais conhecidas são: xilogravura (matriz de madeira em que são feitas incisões), litografia (matriz em pedra, trabalhada com óleo), gravura em metal (matriz em placa de metal, trabalhada com ácidos), serigrafia (vedação com estêncil, em processo fotográfico ou não).

A gravura é uma técnica artística, na qual é possível imprimir várias cópias de uma imagem a partir de uma matriz. Para se fazer uma gravura é necessário um suporte (matriz) na qual será feito o desenho. Esse suporte é entintado e a imagem é impressa no papel.

( ) São desenhos realizados com materiais específicos como lápis de cor. Gravura é uma das técnicas mais antigas de se obter uma imagem e é muito utilizada por artistas populares nordestinos, como J. Borges.

Gravura é um termo utilizado para nomear um conjunto de técnicas artísticas utilizadas para produzir imagens a partir de suportes duros (placas ou blocos de metal, madeira, pedra, etc).

Além de trazer personalidade e charme ao ambiente, as gravuras podem ser uma ótima maneira de contar uma história através da arte. Seja no quarto, na sala ou no escritório, as gravuras podem ser usadas de várias formas para dar um toque especial à sua decoração.

Ao que consta, no século catorze os xilógrafos europeus usavam, para exercer pressão sobre o papel, uns tampões com miolo de crina revestidos de pano. A xilografia desdobra-se em dois tipos: xilografia ao fio e xilografia de topo.

A Xilografia é uma antiga técnica de origem chinesa, ao que tudo indica tendo seu inicio no século II, onde o artesão grava na madeira a imagem que pretende reproduzir, utilizando-a como matriz e possibilitando a reprodução de diversas imagens idênticas sobre papel ou outro suporte adequado.

Gravura é diferente de pintura
É concebida levando em conta o material usado para fazê-la, sua natureza, recursos e potencialidades sendo este o ponto de partida essencial para definir tal estilo de arte gráfica. Na matriz o artista depõe sua marca criativa existindo nela o que será revelada na impressão final.