O que é o óxido de grafeno?

Perguntado por: kpereira . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.8 / 5 2 votos

Traduzido do inglês--O óxido de grafite, anteriormente chamado de óxido grafítico ou ácido grafítico, é um composto de carbono, oxigênio e hidrogênio em proporções variáveis, obtido pelo tratamento do grafite com oxidantes fortes e ácidos para a resolução de metais extras.

Esse material é leve, condutor de eletricidade, rígido e impermeável. A aplicabilidade do grafeno está em diversas áreas. As mais conhecidas são: construção civil, energia, telecomunicações, medicina e eletrônica.

Foi descoberta uma nova forma de adicionar grafeno na superfície de alimentos (e outros materiais), permitindo captar e guardar informação nestas partículas de grafeno que podem ser lidas posteriormente.

Elemento químico da família do carbono, considerado o mais fino e o mais resistente do mundo, o grafeno é tido por muitos como o elemento do futuro para a indústria. E isso tem uma explicação: as suas diversas aplicações tecnológicas, que potencializam a performance de produtos nos mais variados setores.

Água sanitária pode reduzir toxicidade do óxido de grafeno.

Por que o grafeno ainda não é usado? Fica bem claro que o grafeno tem propriedades incríveis, mas existe um motivo dele não ter sido amplamente adotado pela indústria. Esse material ainda é extremamente caro para se produzir em grandes quantidades.

Um dos principais núcleos de estudo e desenvolvimento de Grafeno no Brasil é realizado em São Paulo pela Universidade Mackenzie.

São falsos os áudios que estão circulando na internet com a suposta teoria que os produtos da marca Coca‑Cola e Del Valle estão sendo magnetizados com grafeno. Esclarecemos que ele não é um ingrediente alimentar e tampouco utilizado pela indústria de alimentos.

Grafeno no Brasil
Segundo relatório produzido em 2012 pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), em poucos anos, o mercado do grafeno deverá ser um dos mais rentáveis do mundo, tendo potencial de atingir até 1 trilhão de dólares em 10 anos. Além disso, o Brasil detém as maiores reservas de grafeno do mundo.

Já hoje, o grafeno é considerado o sucessor do silício na área eletrônica. Este condutor transparente e flexível pode ser usado para fabricar células fotovoltaicas, telas roláveis e painéis de toque, bem como luzes LED.

A melhor ocorrência grafítica e maior cristalização estão no município de Pedra Azul/MG; o distrito grafitoso de Pedra Azul compreende uma série de ocorrências de grafita, localizado ao norte de Pedra Azul, sendo das maiores reservas brasileira.

Pesquisadores da Universidade da Califórnia estão estudando os lados negativos do grafeno e descobriram que a substância não se decompõe facilmente em lagos e rios e pode viajar longas distâncias na correnteza por conta disso, o que acaba aumentando as chances de que a poluição por grafeno polua mais ecossistemas.

A prática de atividades físicas estimula o nosso corpo a eliminar líquidos através do suor e, dessa forma, as toxinas presentes no nosso organismo são expelidas para fora do corpo naturalmente, podendo diminuir o acúmulo gerado pela exposição excessiva aos metais pesados, além de contribuir para uma vida mais saudável.

É ultra-leve, porém imensamente resistente. É 200 vezes mais forte do que o aço, mas é incrivelmente flexível. É o material mais fino possível, além de ser transparente. É um excelente condutor e pode atuar como uma barreira perfeita – nem mesmo o hélio pode passar por ele.

Os travesseiros fabricados com Grafeno garantem conforto, estimulam a circulação sanguínea, amenizam o stress, dissipam a energia estática que seu corpo absorve ao longo do dia, proporcionando um relaxamento completo. antibacteriano: Evita a proliferação de microorganismos, protegendo sua saúde e da sua família.