Como é feita a extração do grafeno?

Perguntado por: lcavalcante . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.2 / 5 3 votos

Esse material pode ser produzido por meio da extração de camadas superficiais da grafite, um mineral abundante na Terra e um dos mais comuns alótropos do carbono.

Originário da grafita natural, onde se encontra empilhado em camadas “folhadas”, justapostas e com interações entre si, o grafeno é obtido por processos de “delaminação” ou clivagem controlada do grafite.

Grafeno é um nanomaterial composto apenas por carbono, em que os átomos se ligam formando estruturas hexagonais. É o cristal mais fino conhecido e suas propriedades o fazem ser muito desejado. Esse material é leve, condutor de eletricidade, rígido e impermeável.

O grafeno é formado a partir de uma camada bidimensional de átomos de carbono organizados em estruturas hexagonais da altura de um único átomo. O material pode ser obtido por meio da extração de camadas superficiais de grafite, um mineral maleável abundante na Terra.

A produção da China foi responsável por 65,0% da produção total mundial, seguida pela Índia que produz 12,5%, Brasil, com produção de 5,2% (mantendo o terceiro lugar na produção mundial). No Brasil as principais reservas estão localizadas nos estados de Minas Gerais, Ceará e Bahia.

O grafeno é obtido com a reordenação das moléculas do grafite para o formato hexagonal. Além da remoção do óxido, o processo atua na retirada de metais aderidos ao grafite. A produção da UCS, em pequena escala, destina-se à utilização do material para pesquisas.

A melhor ocorrência grafítica e maior cristalização estão no município de Pedra Azul/MG; o distrito grafitoso de Pedra Azul compreende uma série de ocorrências de grafita, localizado ao norte de Pedra Azul, sendo das maiores reservas brasileira.

Brasil

Segundo relatório produzido em 2012 pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), em poucos anos, o mercado do grafeno deverá ser um dos mais rentáveis do mundo, tendo potencial de atingir até 1 trilhão de dólares em 10 anos. Além disso, o Brasil detém as maiores reservas de grafeno do mundo.

Fica bem claro que o grafeno tem propriedades incríveis, mas existe um motivo dele não ter sido amplamente adotado pela indústria. Esse material ainda é extremamente caro para se produzir em grandes quantidades.

Uma das fábricas pioneiras do material no Brasil é da estatal Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), resultado do Projeto MGgrafeno, desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN).

o presidente Jair bolsonaro vai hoje a Caxias do Sul no Rio Grande do Sul onde vai ser inaugurada a primeira e maior fábrica de produção de grafeno em escala industrial da América do Sul a capacidade de produzir até 5000kg de alta qualidade por ano e o grafeno é um material derivado.

Segundo ele, 1 kg de grafite, minério do qual se extrai o grafeno, custa 1 dólar.