Como identificar uma arte visual?

Perguntado por: abrites . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.3 / 5 3 votos

As Artes Visuais são as formas de arte como a cerâmica, desenho, pintura, escultura, gravura, design, artesanatos, fotografia, vídeo, produção cinematográfica e arquitetura. Estas são as artes que chamam a atenção e evocam uma emoção através de uma expressão de habilidade e imaginação.

Artes Visuais é a designação dada ao conjunto de artes que representam o mundo real ou imaginário e que tem a visão como principal forma de avaliação e apreensão. Uma arte visual está relacionada com a beleza estética e com a criatividade do ser humano, capaz de criar manifestações ou obras agradáveis aos olhos.

quais são os critérios para identificarmos uma obra de arte

  1. Nome do artista, se conhecido; ou 'Anónimo'.
  2. Tema ou título da obra (sempre que conhecido).
  3. Local de produção.
  4. Data de produção.
  5. Localização actual (pode incluir cidade, museu, colecção, local público, etc.).
  6. Localização anterior (quando conhecida).

Os elementos visuais constituem a substância básica daquilo que vemos, e seu número é reduzido: o ponto, a linha, a forma, a direção, o tom, a cor, a textura, a dimensão, a escala e o movimento.

Outra classificação dos tipos de arte
Artes visuais: pintura, gravura, desenho, escultura, cerâmica, arquitetura, fotografia e cinema.

Na lista, Pintura, Escultura, Música, Literatura, Dança e Arquitetura. O Cinema entrou como o sétimo item a partir do “Manifesto das Sete Artes”, escrito pelo intelectual italiano Ricciotto Canudo em 1911 e publicado em 1923. 11ª Arte – Arte Digital (integra Artes Gráficas Computadorizadas 2D, 3D e Programação).

Ponto, linha, superfície, luz e sombra, cor e volume, são os elementos plásticos que formam tudo aquilo que tocamos ou vemos. Eles formam o vocabulário básico do artista e conhecê-los é poder aguçar a percepção e compreensão da obra criada.

Os três componentes básicos de uma obra de arte, e que estão ligados de maneira inseparável, são tema, forma e conteúdo. Hoje, vamos explorar um pouco as maneiras como cada um deles atua para, em conjunto, produzirem uma unidade orgânica em uma obra visual.

Para que a obra de arte possa existir, são necessários três elementos: o artista, o observador e a obra de arte.

Das categorias de tipos de arte classificadas, as principais são: Visuais: desenho, pintura, cinema, arquitetura, cerâmica, escultura e fotografia. Literárias: drama, poesia e prosa. Performáticas: dança, música e teatro.

Todos os trabalhos artísticos visuais possuem um valor estético e uma criatividade humana para serem consumidos através dos olhos. Por isso, as artes visuais ainda podem ser compreendidas como um conjunto de arte que pode representar o mundo real ou imaginário mediante a percepção da visão.

Apesar das Artes Visuais serem caracterizadas pela fruição visual, manifestações artísticas como coreografias e peças teatrais não são consideradas nessa categoria. Logo, devido ao seu caráter mais dramático, elas são definidas como Artes Cênicas.

A Figura é a forma, ou a unidade visual, que se apresenta dentro de um contexto artístico. É a figura o elemento inicial da representação artística presente em todas as formas de arte visual.