Quem estudou o Sol?

Perguntado por: resteves . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 7 votos

Nicolau Copérnico

Nicolau Copérnico, astrônomo e matemático, nasceu em 19 de fevereiro de 1473, em Torun, Polônia. Considerado um dos pais da astronomia moderna, Copérnico é autor da teoria Heliocêntrica, que localiza o Sol no centro do Sistema Solar.

Nicolau Copérnico, um dos pais da astronomia moderna, nasceu em Tourum, na Polônia, em 19 de fevereiro de 1473. Seu nome de batismo era MIkolaj Kopernik. Copérnico era monge, matemático e astrônomo. É autor da Teoria Heliocêntrica, segundo a qual o Sol é o centro do sistema solar.

Nicolau Copérnico (Toruń, 19 de fevereiro de 1473 — Frauenburgo, 24 de maio de 1543) foi um astrônomo e matemático polonês que desenvolveu a teoria heliocêntrica do Sistema Solar. Foi também cónego da Igreja Católica, governador e administrador, jurista e médico.

Após a morte do tio, em 1513, Copérnico assumiu o cargo de cônego da catedral de Fromborg, onde permaneceu durante 30 anos, até sua morte, causada por acidente vascular cerebral, em 24 de maio de 1543, aos 70 anos.

Copérnico foi o primeiro a perceber que o movi- mento da Terra poderia ser a soluç˜ao para os problemas astronômicos que há muito perturbavam os estudiosos do tema. O grande avanço da obra de Copérnico se re- fere `a resoluç˜ao do problema do movimento retrógrado dos planetas [10].

Astrônomos

Astrônomos estudam o universo, suas galáxias e corpos celestes, além de observarem modificações do sistema solar por meio de satélites, telescópios e câmeras com alta tecnologia para registrar explosões de estrelas gigantes, como as supernovas, ou surgimento de buracos negros.

Ele foi pioneiro nessa técnica e, durante um experimento, Galileu provou a teoria a respeito da queda livre dos corpos. Na sua teoria, dois corpos soltos de certa altura chegam ao solo ao mesmo tempo, independente do peso.

Astrônomos da Nasa conseguiram captar uma mancha escura formada no Sol que chega a ser quatro vezes maior do que o tamanho da Terra. As manchas solares são sinais de atividade na superfície da estrela, como “explosões” que emitem energia para o espaço.

Esse astro formou-se a partir do colapso gravitacional da nebulosa solar, há 4,5 bilhões de anos. Trata-se de uma fonte primária de luz e calor. Sua radiação é fundamental para a existência e regulação dos climas na Terra, bem como para a manutenção das diferentes formas de vida no planeta.

Por convenção, chamamos de Leste o lado em que nasce o sol. Esse lado, abreviado como L (ou E, inicial da palavra East, Leste em Inglês), é o oposto de Oeste, abreviado como O (ou W, de West). Se você apontar a mão direita para o nascente, isto é, para o Leste, à sua frente está o Norte (N). Às suas costas, o Sul (S).

Copérnico não foi o primeiro a propor um sistema heliocêntrico, mas Galileu foi o primei- ro a fazer observações do céu com a luneta, logo Galileu, e não Copérnico, foi o “verdadeiro pai da astronomia moderna” e, por isso, o Ano da Astro- nomia tinha que ser dedicado a Galileu, diz-nos Al-Khalili.

Aristarco fez as primeiras medidas das distâncias da Terra até a Lua e o Sol, e verificou que a Lua era menor do que a Terra, mas o Sol era muito maior.

Nicolau Copérnico

Nicolau Copérnico (1473 - 1543)