Quando usar aspas?

Perguntado por: . Última atualização: 29 de junho de 2023
4.8 / 5 6 votos

Quando usar aspas?

  1. Citação. ...
  2. Neologismos ou palavras estrangeiras. ...
  3. Indicar nome de livros, filmes e outras obras. ...
  4. Indicar uma palavra que foi escrita errada de propósito. ...
  5. Destacar ironia e sarcasmo de uma frase. ...
  6. Apontar o uso de um termo aproximado ao sentido que se deseja.

As aspas são um sinal de pontuação empregado para destacar palavras ou expressões, como citações, títulos de obra, palavras incomuns do idioma, expressões irônicas, entre outros casos. Elas abrem e fecham os termos, de modo a indicar o início e o fim da expressão destacada. As aspas podem ser duplas ou simples.

Quando na produção textual são empregadas as expressões populares, denominadas de gírias, utilizam-se as aspas. Exemplo: A Cibele disse que “não rolou” as vendas de bilhetes. (A expressão destacada significa na linguagem denotativa que não aconteceu.)

Emprega-se aspas duplas no início e no final de uma citação que não ultrapasse cinco linhas; em citações textuais no rodapé; em expressões de idioma vernáculo usuais apenas em meio profissional; em termos relativizados, tais como gírias, apelidos ou com sentido irônico; em definições conceituais de termos.

Caso haja um excerto entre aspas (uma citação, por exemplo) e dentro desse trecho ocorra a necessidade desse sinal em alguma palavra (tal qual um estrangeirismo), as aspas do excerto serão duplas, ao passo que as internas, do estrangeirismo, serão simples.

Aspas é um sinal de pontuação representado graficamente pelo símbolo “ ”. As aspas são usadas para destacar alguma parte do texto. Essa parte que se destaca fica escrita entre aspas, ou seja, é colocado o símbolo “ no início para abrir aspas e o símbolo ” no fim para fechar aspas.

( ) As aspas foram utilizadas na palavra corrupções para realçar o sentido da palavra.

No início e no fim de nomes de obras literárias ou artísticas, como títulos de livros, de obras de arte, de filmes, de músicas,... Nestes casos, as aspas podem ser substituídas por uma escrita em itálico, levemente inclinada para a direita. Estamos lendo e estudando “Capitães de Areia” nas aulas de português.

Não é, no entanto, incorrecta a utilização de aspas dentro de aspas, devendo haver o cuidado de fechar cada um dos conjuntos de aspas, mesmo que isso origine sinais repetidos (ex.: "Nos casos do art.

Para fazer uma citação direta, você deve copiar a fala do autor pela qual você se interessou, colocando ela entre aspas duplas pra deixar claro que a fala não é sua, e claro, referenciando o autor. A citação direta pode ser curta ou longa. A curta deve ser feita em até 3 linhas no máximo e incluída ao longo do texto.

Ao se incluir no texto uma citação de uma frase célebre, de amplo conhecimento e sem a atribuição de autoria no início do parágrafo, é obrigatório que o trecho citado seja marcado por aspas no início e no fim.

À medida que você digita texto, o Word altera automaticamente as aspas diretas ( ' ou " ) para aspas curly (também conhecidas como "aspas inteligentes" ou aspas do tipógrafo).

Entre aspas
Se a citação inicia e encerra a frase, o ponto final é colocado antes das aspas. Ex.: "Navegar é preciso, viver não é preciso." Quando a citação não inicia, mas encerra a frase, o ponto final fica depois das aspas. Ex.: Segundo Fernando Pessoa, "viver não é necessário, o necessário é criar".

Por exemplo, aqui, no Ciberdúvidas, usamos as aspas angulares («») em transcrições, citações e frases e/ou expressões em análise; usamos as aspas subidas ou comas duplas, como também há quem as designe (""), em palavras estrangeiras, citações dentro de transcrições, títulos de obras não linguísticas, etc.; e recorremos ...

Aspas está morando em Los Angeles, nos Estados Unidos, onde a brasileira LOUD disputa o VCT Américas 2023.