Quando usar água quente ou fria?

Perguntado por: rramos . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.8 / 5 10 votos

Quando o paciente chega com uma dor aguda, a gente opta pelo gelo. Já a compressa quente, a gente utiliza para uma lesão mais crônica e para diminuir espasmo muscular, contratura e sempre respeitando esse tempo”, explicou a fisioterapeuta.

As compressas frias são úteis para tratar lesões agudas, como entorses de tornozelo e joelho, e inchaços. Elas ajudam a reduzir a inflamação e a dor, além de prevenir o inchaço. A compressa fria abaixa o metabolismo e reduz a circulação do local.

INDICAÇÃO PARA APLICAÇÃO DE CALOR: Aliviar a dor, edema, finalidade terapêutica, promover uma melhor circulação por meio da vasodilatação, aumentar a temperatura corporal, facilitar a flexão de articulação e músculos contraídos.

A compressa fria com gelo é recomendada para diminuir o fluxo sanguíneo da região, ajudando a desinchar e trazer uma sensação analgésica. Já a compressa quente permite a dilatação dos vasos sanguíneos, diminuindo a tensão muscular e promovendo o relaxamento.

Gelo deve ser utilizado quando há inflamação
Os sinais que indicam inflamação são: dor, inchaço, vermelhidão, aumento da temperatura do local e diminuição da função (como amplitude de movimento ou força). O gelo nessa situação ajuda a reduzir o inchaço e a dor, além de limitar a extensão da lesão.

A compressa fria tem efeito analgésico e anti-inflamatório, e pode ser usada em dores articulares, pancadas e dores crônicas. Já a compressa quente atua como relaxante muscular e trabalha na ativação da circulação local”, explica o fisioterapeuta Paulo Eduardo Gusmão.

Compressa quente
Ao invés de contrair os vasos, ela dilata, aumentando o fluxo sanguíneo. “Esse efeito acaba contendo o processo inflamatório, pois a grande quantidade de sangue correndo nos vasos acaba recolhendo e purificando os líquidos que vazaram e se acumularam em torno da região afetada após o trauma”.

A técnica é indicada para infecções, distensões, inflamação e dores de cabeça causadas por tensão nervosa ou muscular.

A aplicação de frio aumenta a circulação do local. A aplicação de frio alivia a congestão. A aplicação de calor controla hemorragia.

A terapia deve começar mergulhando-se o local atingido em água quente, por um tempo de 3 ou 5 minutos (5 para casos mais graves). Em seguida e sem descanso, passa-se para a água gelada, por 1 ou 3 minutos (3 para casos graves).

O que é melhor para circulação: água quente ou fria? A água fria tem ação analgésica e antiinflamatória, ou seja, reduz a vermelhidão e as dores do inchaço. A água quente, por sua vez, ajuda na circulação do sangue e na dilatação dos vasos sanguíneos.

"O resfriamento com aplicação de gelo é o mais indicado porque causa uma vasoconstrição, que é a diminuição do diâmetro dos vasos, evitando um aumento do processo inflamatório", afirma.

Além de aliviar as dores, fazer um escalda pés pode ser relaxante e terapêutico após um dia de trabalho exaustivo em . Esquente a água até uma temperatura agradável para você e coloque em uma bacia. Depois, adicione sal grosso. Para um efeito melhor, coloque ervas calmantes secas ou na forma de óleos essenciais.

Existem cinco sinais, ou sintomas, que podem indicar uma inflamação aguda: vermelhidão, calor, inchaço, dor e sentir dificuldade em mover a zona afetada do seu corpo com normalidade.

Entre os alimentos com propriedades anti-inflamatórias estão gengibre, cúrcuma, tomate orgânico, alho, pimenta, maracujá, romã, frutas vermelhas, chá verde, azeite de oliva, linhaça, chia e peixes como sardinha, arenque, cavala, salmão e truta.