Quando tomar creatina?

Perguntado por: eramos6 . Última atualização: 29 de junho de 2023
4.6 / 5 3 votos

A creatina pode ser ingerida antes ou depois do treino. E como tomar creatina no pré ou no pós-treino? Esse é um suplemento que entrega a liberdade de ser consumido a qualquer hora do dia. O horário de consumo não interfere nos resultados esperados.

Melhor horário para tomar creatina
A creatina é um suplemento muito utilizado e ela pode ser tomada antes ou depois dos treinos. A creatina no pré-treino favorece mais a hipertrofia; já no pós-treino, ela passa a ajudar na recuperação do glicogênio muscular (mais interessante para quem treina mais de uma vez ao dia).

Esquemas de suplementação de creatina
Este esquema consiste em tomar 0,3 g de creatina para cada kg de peso corporal, dividindo-se a dose total em 4 vezes durante o dia, por um período de 5 a 7 dias. Após os 5 ou 7 dias, deve-se reduzir a dose de creatina para 3 a 5 g totais por dia.

Se você tomar creatina e não malhar, um dos principais efeitos é o inchaço. No entanto, essa substância pode ser ingerida mesmo sem a realização de exercícios físicos. Isso porque seus benefícios vão além desse contexto das atividades físicas.

Como o efeito da creatina é crônico, você não perceberá os benefícios da suplementação nos primeiros dias. Assim, você precisa aumentar os estoques de creatina no seu organismo para que isso ocorra. É provável que você alcance os níveis ideais em cerca de 3 semanas.

Sendo assim, pode tomar Creatina e Whey juntos. Dessa forma também é possível favorecer o aumento da força, trazendo mais eficácia para os seus resultados. A combinação deles, no dia a dia, auxiliam no desenvolvimento dos músculos e potencializam os treinos.

Na realidade, o consumo de creatina deve ser realizado todos os dias, uma vez que ela possui efeito a longo prazo. Você perceberá os benefícios tendo a disciplina do uso adequado e recomendado diariamente.

A creatina é capaz de aumentar o volume de água dentro das células musculares, o que pode resultar em um maior inchaço muscular, sensação de maior pump e uma aparência mais cheia dos músculos. O inchaço associado à creatina é causado pela retenção de água nas células musculares.

USO IDEAL E RESULTADOS. O uso ideal é em torno de 0,07g para cada kg que você pesa, ou seja, um indivíduo com 70kg vai tomar 5g de creatina por dia.

– Verdade: A creatina não aumenta a necessidade de ingestão hídrica, o indivíduo deve continuar ingerindo a mesma quantidade de uma pessoa “normal”, sugere-se consumir 35 ml a 50 ml/kg de peso ao dia. Ex: pessoa de 100 kg = 3.500 ml a 5.000 ml de água.

1. Creatina não é uma proteína, é uma amina. De forma geral, a creatina é um substrato que pode ser usado como suplemento alimentar. Biologicamente, ela é uma amina (ácido a-metil guanidino acético), naturalmente produzida no fígado, pâncreas e rins ou adquirida por meio da alimentação rica em diferentes tipos de carne ...

Efeitos colaterais da creatina
Então, para a pergunta “A creatina é ruim para você?” Podemos responder que não, mas é importante estar ciente de que a ingestão descontrolada pode levar à manifestação de efeitos colaterais como ganho de peso, retenção de água muscular, desidratação, náuseas, diarréia, cãibras.

Esse fato sugere que a ingestão crônica de creatina promova uma diminuição da síntese de CreaT, a fim de se evitar um armazenamento excessivo de Cr intramuscular. Desta forma, esta regulação "negativa" da CreaT pode ser interpretada como um indesejável efeito adverso da suplementação prolongada de creatina (19).

Primeira semana - Fase da saturação
Usar 20 gramas de creatina diariamente, dividindo em 4 dosagens de 5 gramas cada. Tomar 5 gramas uma hora depois do café da manhã, 5 gramas 30 minutos antes do treino.