Quando sinonimo?

Perguntado por: . Última atualização: 29 de junho de 2023
4.6 / 5 9 votos

Em que momento: 1 em que momento, em que ocasião, em que época, em que data, em que tempo, em que hora.

2 que preço, que valor, que quantia. Exemplo: Quanto custa essa blusa? Indicação de intensidade: 3 de que modo, de que forma, como, com que intensidade, com que força, de que maneira, quão grande, quão grandemente.

Às vezes”, com crase, é uma locução adverbial indicativa de tempo, que significa “ocasionalmente”, “de vez em quando”, “de quando em quando”, “em alguns momentos ou situações”.

Significado de Quando
advérbio Em qual circunstância, situação, tempo (ocasião temporal): disse que a encontraria, mas não disse quando. Em que momento no tempo: quando será seu casamento? Preciso saber quando será seu casamento. Em qual época: quando partiram?

Eventual se refere a algo que ocorre de forma esporádica, de vez em quando.

2 de que modo, de que natureza, de que qualidade, de que tipo, quejando.

Formada pela preposição em juntamente com o pronome quanto, a expressão em quanto é usada para extrair informações sobre a intensidade, o preço ou a quantidade de alguma coisa. Veja: Em quanto tempo os salgados ficarão prontos? O conserto da bicicleta ficou em quanto?

De quando em quando. 1 Em ocasiões não muito frequentes nem muito raras; de tempos em tempos; ocasionalmente; de vez em quando.

Embora parecidas, elas têm significados diferentes. "Em vez de" é igual a "em lugar de", "em troca de", "em substituição a". "Ao invés de", por sua vez, tem o sentido de "ao contrário de", "ao inverso de" e é usada nas orações que exprimem situações contrárias, exata oposição.

2 além disso, ainda, mais, além do mais, ademais, inclusive, até, junto, juntamente, conjuntamente, outrossim.

Significado de Quanto
Cuja quantidade não é determinada; tudo que.

Advérbio de tempo
ainda, agora, amanhã, à noite, anteontem, antes, à tarde, às vezes, atualmente, breve, cedo, depois, de manhã, de repente, de vez em quando, hoje, hoje em dia, já, jamais, logo, nunca, ontem, ora, outrora, quando, sempre, tarde.

Quando não pode ser nunca pronome relativo, mas pode, sim, ser advérbio relativo e interrogativo. Quanto é que, além de também ser adv. rel. e int.

Em quando e enquanto
O erro na escrita da expressão em quando surge por erradamente se estabelecer uma relação com a palavra enquanto. Enquando, escrito junto, não existe. Enquanto, escrito junto, é uma conjunção que indica: ao mesmo tempo que, durante o tempo que, à medida que e na qualidade de.