Quando se preocupar com inchaço nos pés?

Perguntado por: eassis . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.2 / 5 4 votos

Além disso, surgem outros sintomas como dor, vermelhidão e calor no local atingido. Vale destacar que é importante buscar atendimento médico quando os pés ficam muito inchados após o trauma, se há dificuldade para andar ou febre.

Os pés inchados nem sempre indicam algum problema de saúde mais sério. No entanto, se o problema persistir, o ideal será procurar um médico vascular. Muitas vezes, o inchaço nos pés e tornozelo é causado pelo acúmulo de líquidos que pode ocorrer após ficarmos muito tempo em pé, sentados, ou fazermos longas caminhadas.

O sintoma mais comum é o inchaço. “Se for uma dor súbita, se não estava inchada e nem dolorida e no dia seguinte está, vá a um pronto-socorro e procure um especialista”, alerta o cirurgião vascular Marcelo Matielo.

Banho de contraste de água e sal
Esse banho é uma das receitas mais conhecidas para pés e tornozelos inchados. O contraste entre água quente e água fria ativa a circulação sanguínea, através de uma dilatação (quente) e constrição (frio), reduzindo o edema (inchaço).

Insuficiência venosa (varizes)
A insuficiência venosa é uma das principais causas do inchaço nos pés e nos tornozelos e também é um dos problemas mais delicados, que exigem atenção redobrada. A insuficiência venosa indica uma má circulação na região das pernas e dos pés.

"Em alguns casos, as fissuras podem estar associadas a algumas doenças, como hipotireoidismo, diabetes, psoríase plantar, dermatites e as ceratodermias, doenças genéticas mais raras.

Os pés inchados também podem ser sintomas de diversas doenças, como insuficiência cardíaca, problemas renais, diabetes e artrite. Na maioria das vezes, essas situações levam ao acúmulo de fluidos nos tecidos e inchaços nos pés. Já em relação à artrite, inflamações nas articulações provocam o problema.

Entretanto, com um teste simples dá para descobrir se é gordura ou retenção de líquido: basta apertar a pele por dois segundos e observar. Se a marca do dedo ficar por três segundos ou mais, há líquido retido nos tecidos periféricos. Se isso não acontecer, existe aumento de gordura.

Para diagnosticar a retenção de líquido o médico vai realizar alguns exames hormonais, cardiológicos, nas veias se a retenção estiver nas pernas, mas se estes exames derem negativo, o especialista vai avaliar em que momento o inchaço está ocorrendo, pois pode estar relacionado a uma dieta com muito sódio, ou ao período ...

Pão branco, massas e arroz, além de bebidas com açúcar, como suco em caixinha e refrigerante, e iogurtes aromatizados são vilões na luta contra o inchaço. Vale a pena comer alimentos integrais sem adição de açúcares, incluindo pães integrais, frutas e vegetais frescos.

Furosantisa 20mg, caixa com 5 ampolas com 2mL de solução de uso intramuscular ou intravenoso (embalagem hospitalar)

Dores e inchaço nas pernas
Pernas inchadas e dor constante nos membros inferiores podem ser sintomas de problemas de coração, mais especificamente, de insuficiência cardíaca. Os sinais aparecem quando os músculos do coração não dão conta de bombear o sangue com quantidade adequada para todo o corpo.

A boa notícia é que na maioria trata-se apenas de um inchaço temporário e que pode resolver com alguns ajustes simples na alimentação.

  1. Beba muita água. ...
  2. Evite alimentos com adoçantes. ...
  3. Ingira mais fibra. ...
  4. Diga não aos hidratos de carbono. ...
  5. Saiba que fruta e vegetais deve comer. ...
  6. Adeus salgados.

Primeiramente, é importante ter em mente que depois após os 60 anos, os nossos vasos sanguíneos vão enfraquecendo. Diante disso, dificulta-se o retorno do sangue para o coração, aumentando a propensão de inchaço nas pernas, pés e tornozelos, principalmente em climas quentes.

O inchaço das pernas causado pela retenção de líquido nos tecidos é conhecido como edema dos membros inferiores. Pode ser causado por um problema vascular, sendo esse geralmente venoso ou linfático ou por um problema no coração, nos rins e até mesmo no fígado.