Quando se deve internar com dengue?

Perguntado por: baragao . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.3 / 5 6 votos

Se não, manter hidratação parenteral até transferência para uma unidade de referência. Ao surgirem sinais de alarme ou aumento do hematócrito na vigência de hidratação adequada, é indicada a internação hospitalar.

Porém, é preciso ficar atento ao aparecimento dos sinais de alarme, como vômito persistente, dor abdominal intensa, sangramentos de mucosas, dor no fígado e queda de pressão. “São sinais de alerta que podem evoluir para a necessidade de hospitalização, e o paciente corre perigo de óbito”, enfatiza Fabiano.

Na dengue grave, o paciente deve ficar internado no hospital ou unidade de saúde. Mantem-se a hidratação por meio de soro direto na veia e são monitoradas as condições de saúde de forma constante. Também pode ser necessário o uso de oxigênio e de transfusões de sangue, em casos de hemorragia.

A fase crítica tem início com o declínio da febre (período de defervescência), entre o 3° e o 7° dia do início de sintomas. Os sinais de alarme, quando presentes, ocorrem nessa fase.

Na fase crítica da dengue (entre o terceiro e o sexto dia após o início dos sintomas), podem surgir manifestações clínicas (sinais de alarme) correspondentes a uma complicação da doença potencialmente letal chamada dengue grave (conhecida anteriormente como dengue hemorrágica), que aparecem devido ao aumento da ...

Dengue hemorrágica
Dores abdominais fortes e contínuas. Vômitos persistentes. Pele pálida, fria e úmida. Sangramento pelo nariz, boca e gengivas.

Geralmente, elas surgem entre o terceiro e o quinto dia de febre.

A doença tem uma duração de 5 a 7 dias. Com o desaparecimento da febre, há regressão dos sinais e sintomas, podendo ainda persistir a fadiga. Febre Hemorrágica da Dengue (FHD):

Em alguns casos, a dengue pode vir acompanhada de manifestações clínicas do sistema nervoso, como delírio, sonolência, depressão, psicose, demência, paralisias e encefalites, entre outras.

A dengue hemorrágica ou dengue grave ocorre quando o sistema imunológico da pessoa apresenta uma reação exacerbada à presença do vírus. Por isso, ela é mais comum em indivíduos que contraem a doença pela segunda vez. Qualquer sorotipo do vírus da dengue (DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4) pode causar a dengue hemorrágica.

A orientação para quem foi diagnosticado com a infecção é repousar, ingerir bastante líquido e não tomar medicamentos por conta própria, pois alguns deles podem tornar o quadro ainda mais perigoso.

Com a picada de um mosquito Aedes aegypti infectado, o vírus da dengue penetra na corrente sangüínea. Durante um período de quatro a sete dias, chamado de incubação, o vírus se multiplica em órgãos como baço, fígado e tecidos linfáticos.

Por que a pessoa com dengue tem que ficar de repouso? A medida do repouso é para aliviar os sintomas. Além disso, não se agasalhar excessivamente e beber muito líquido para evitar a desidratação provocada pela febre, responsável por outros sintomas desagradáveis.

Na dengue hemorrágica, o quadro clínico se agrava rapidamente, apresentando sinais de insuficiência circulatória e choque, podendo levar a pessoa à morte em até 24 horas.