Pode tomar o sulfato ferroso com água?

Perguntado por: ibelem6 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 18 votos

PODE SER PERIGOSO PARA A SUA SAÚDE. Modo de uso: O sulfato ferroso deve ser administrado após as refeições, acompanhado de água ou suco de frutas. Não administrar o sulfato ferroso junto com leite ou bebidas alcoólicas.

Comprimido. O ferro é bem absorvido por via oral, especialmente se tomado com o estômago vazio, mas usualmente sua administração é acompanhada de alimentos para amenizar efeitos indesejáveis como náuseas e azias. Tomar o comprimido com água ou outro líquido.

Orienta-se que a ingestão seja realizada uma hora antes das refeições (5). Assim a prescrição deve ser sulfato ferroso, 40 mg, 1 comprimido, via oral, 1 hora antes do almoço.

Os suplementos de ferro são mais bem absorvidos quando tomados com água ou suco de frutas com o estômago vazio. Evite comer alimentos e bebidas como ovos, chá, café e chocolate com o suplemento de ferro, pois eles prejudicam a absorção do ferro.

O medicamento também não deve ser tomado com alguns medicamentos como antiácidos (sais de alumínio, magnésio), bloqueadores da bomba de prótons (omeprazol, pantoprazol), bebidas e suplementos com cálcio, alguns antibióticos, leite e ovos.

Por outro lado, há alimentos que diminuem esse aproveitamento, como leite e chá preto, chá mate, que devem ser evitados de serem consumidos junto ao sulfato ferroso ou ao alimento fonte de ferro.

Dicas de como aumentar absorção de ferro
Consuma frutas cítricas (ácidas) durante ou após as refeições principais. As frutas como limão, laranja, abacaxi, morango e kiwi possuem vitamina C, que é um ácido e, por isso, facilita a absorção do ferro no intestino.

Como usar o Sulfato Ferroso Comprimido – FURP
O ferro é bem absorvido por via oral, especialmente se tomado com o estômago vazio, mas usualmente sua administração é acompanhada de alimentos para amenizar efeitos indesejáveis como náuseas e azias. Tomar o comprimido com água ou outro líquido.

Durante a noite todas as atividades fisiológicas importantes reduzem o seu ritmo, afim de restaurar e reparar os tecidos e órgãos. Nesse momento, o ferro disponibilizado pela ingestão do sulfato ferroso não terá ação, e pode ser, então, desperdiçado pelo organismo.

Estudos indicam que o ferro bisglicinato quelato é mais eficaz do que o sulfato ferroso em promover um aumento sustentado dos níveis de ferritina.

Além da praticidade e do preço acessível, o ferro de passar a seco também não precisa de água para funcionar e é ótimo para passar sedas e outros tecidos brilhantes ou sintéticos — já que alguns deles nem podem ser passados no vapor.

Os alimentos ricos em ferro incluem carne vermelha, peixes, aves, leguminosas (feijões, lentilhas) vegetais verde-escuros (espinafre, brócolis), cereais integrais (aveia, quinoa) e tofu.