Quais são os benefícios do sulfato ferroso?

Perguntado por: ehipolito . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.9 / 5 9 votos

O sulfato ferroso é bom para a anemia ferropriva, sendo muito indicado para tratamento da deficiência de ferro no organismo, prevenindo sintomas como cansaço, perda de memória e dor de cabeça.

Este medicamento é destinado ao tratamento e profilaxia de anemias por deficiências de ferro. Os suplementos de ferro são indicados na prevenção e no tratamento da anemia por deficiência de ferro que resulta de uma dieta inadequada, má absorção, gravidez e/ou perda de sangue.

A posologia do sulfato ferroso pode variar dependendo da formulação, da gravidade da anemia e da idade do paciente. Geralmente, a dose recomendada para adultos é de 1 a 2 comprimidos (contendo aproximadamente 60-120 mg de ferro elementar) tomados 2 a 3 vezes ao dia.

Com o tratamento, a maioria das pessoas se recupera da anemia por deficiência de ferro em 2 a 3 meses.

Por outro lado, há alimentos que diminuem esse aproveitamento, como leite e chá preto, chá mate, que devem ser evitados de serem consumidos junto ao sulfato ferroso ou ao alimento fonte de ferro.

Exaustão e cansaço excessivo
É por meio dela que o oxigênio é captado nos pulmões e transportado pela corrente sanguínea para todos os tecidos. Diante da deficiência de ferro, esse transporte é prejudicado e, consequentemente, a concentração de oxigênio nos tecidos é reduzida, com prejuízo para a atividade das células.

Orienta-se que a ingestão seja realizada uma hora antes das refeições (5). Assim a prescrição deve ser sulfato ferroso, 40 mg, 1 comprimido, via oral, 1 hora antes do almoço. A suplementação de ácido fólico na gestação faz parte da estratégia para prevenção da anemia do Programa Nacional de Suplementação de Ferro².

sulfato ferroso ajuda o cabelo a crescer|Pesquisa do TikTok.

O uso está contraindicado se tiver alergia ao sulfato ferroso e em doenças que cursam com acúmulo de ferro no organismo. O acúmulo anormal de ferro pode ocorrer em alguns pacientes com processos inflamatórios crônicos, insuficiência renal crônica e em algumas anemias não devidas à carência de ferro.

Comprimidos: - Crianças acima de 7 anos: 80 mg - Adultos: 120 mg Máximo de 5 doses, com intervalo de 30 dias entre as doses, dentro do período sazonal. Solução oral: 1. Dose Profilática: - Crianças até 10 anos: 1 a 20 mg/dia, cálculo de dose com base no peso; - Crianças maiores de 11 anos e adultos: 30 mg/dia.

Após 12 semanas de tratamento, o aumento médio da hemoglobina no sangue foi de 1,8 g/dL no grupo sulfato ferroso, em comparação com 2,5 g/dL no grupo ferro quelato, demonstrando a superioridade do ferro quelato na melhora dos níveis de hemoglobina.

O guideline estabelecido em 2017 recomenda reposição com ferro VO (sugerido o sulfato ferroso) por 12 semanas se ferritina sérica menor ou igual a 75 ng/dL ou de ferro IV (sugerido 1000 mg de carboximaltose ferrosa durante 15 min) se ferritina sérica entre 75-100 ng/dL ou quaisquer contraindicações ao uso da formulação ...

O ferro é bem absorvido por via oral, especialmente se tomado com o estômago vazio, mas usualmente sua administração é acompanhada de alimentos para amenizar efeitos indesejáveis como náuseas e azias. Tomar o comprimido com água ou outro líquido.